Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Rinite: conheça 10 causas de rinite e seus sintomas.

A rinite é uma doença inflamatória nasal que causa dificuldade respiratória importante. Os principais sintomas são: 

  1. Obstrução nasal: a inflamação faz com que o nariz fique congestionado e entupido;
  2. Espirros em salva: sequências de espirros; 
  3. Coriza: secreção clara bem aquosa; 
  4. Prurido: a famosa coceira. Atinge principalmente o nariz, mas pode acometer os olhos, orelhas e céu da boca.

As rinites podem ter diversas causas. Veja abaixo 10 causas principais!!

Alergia

A rinite alérgica acomete cerca de 30 % da população. Neste caso a inflamação ocorre mediada por anticorpos produzidos contra substâncias inaladas. Os principais alérgenos inalantes causadores da rinite são: pó, ácaros, fungos e pelos de animais (como cão e gato). Na região sul do país temos também muitos casos acusados por pólen. 

Nestes pacientes todos os sintomas podem ocorrer, mas temos presença importante de coceira.

Irritativa

Os sintomas são causados pela inalação de diversos produtos.  Entre eles temos: agentes químicos, gases e partículas de óleo diesel (poluição ambiental, ozônio, gases de enxofre,produtos de limpeza, etc) .

Variações climáticas como inalação de ar muito frio ou seco também causam rinite irritativa. Neste caso não ocorre uma reação alérgica mediada por anticorpos e a inflamação no nariz é gerada por outras vias.

Hormonal 

Este tipo de rinite pode ocorrer na durante gestação, a menstruação, com o uso de anticoncepcionais orais ou hipotireoidismo. Nestes casos o principal sintoma é a obstrução nasal. 

No caso das gestantes os sintomas iniciam-se no segundo trimestre, pioram no terceiro trimestre e costumam melhorar rapidamente após o parto. 

Infecciosa 

Também chamadas gripes ou resfriados!! 

Diversos microrganismos podem causar rinite infecciosa. Entre eles temos vírus como rinovírus, adenovírus e influenza . No caso de bactérias os Pneumococos, Estafilococos e Haemofilos são os mais frequentes. 

Idiopática 

É aquela em que a causa não é identificada. Nestes casos ocorre principalmente obstrução nasal e coriza enquanto espirros e prurido não ocorrem. Não há história família de alergias e os exames são normais. 

Induzida por drogas.

Ocorre por uso de medicações por via oral para tratamento de hipertensão arterial  (pressão alta) ou doenças cardíacas além anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico. Contraceptivos orais também entram nesta categoria e podem causar sintomas nasais. 

Drogas inalatórias como a cocaína também causam rinite por uso de drogas. 

Os principais sintomas são obstrução nasal importante com edema (inchaço) da mucosa nasal. 

Outra classe de drogas prejudiciais  são os vasoconstrictores tópicos (nafazolina, oximetazolina) muito utilizados como gotas para desentupir o nariz. Estas mediações apresentam efeito rebote e pioram a obstrução.

Idoso

Está associado a mudanças estruturais senis na mucosa nasal. Ou seja, o envelhecimento pode causar rinite. Os principais sintomas são coriza e obstrução nasal.

Além disso, os idosos tem uma maior chance de usar medicações para tratamento de outras doenças o que pode agravar a rinite nesta faixa etária. Para ler mais sobre rinite no idoso clique aqui!

Esporte 

A rinite durante a prática esportiva tem como principal sintoma a coriza.  Nas pessoas com  alergia a intensidade da coriza pode ser maior e até prejudicar o desempenho esportivo.

A obstrução nasal normalmente não ocorre durante o treino e volta a aparecer após 1 hora do término da prática esportiva. 

Emocional 

É  causada por situações de estresse psicológico, físico, intelectual ou emocional. Neste caso, todos os sintomas podem ocorrer.

Alimentos

A rinite isolada sem outros sintomas gerada  por alimentos é rara. Quando ocorre, pode  ser devida  a alimentos específicos ou aditivos como corantes e conservantes. 

Todos os tipos de rinite tem tratamento. Consulte um especialista! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *