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10 dicas de como prevenir doenças respiratórias no inverno!

As doenças respiratórias aumentam sua incidência no inverno.

Isso se deve ao ar mais frio, redução da umidade relativa do ar (leia mais), tendência de aglomeração das pessoas e aumento da quantidade de vírus circulantes. Este conjunto facilita a contaminação do ar e transmissão de doenças.

Mesmo nos estados mais quentes do país (como Rio de janeiro e estados do Norte e Nordeste ) a incidência de doenças respiratórias aumenta neste período. Isto ocorre pela sazonalidade individual dos vírus, que tem sua disseminação aumentada nesta época do ano no hemisfério sul.

Entre as principais doenças  respiratórias temos  as famosas “ites” … rinites (leia mais), sinusites, otites, laringites, faringites, amigdalites, bronquiolites (leia mais) que chegam com tudo! Sem falar nas gripes e resfriados! As crianças e os idosos são os que mais sofrem nesta época do ano. Sintomas como tosse (leia mais), coriza e dificuldade respiratória (obstrução nasal ) causam grande incomodo.

A grande preocupação é com a gripe H1N1. A melhor maneira de se proteger é através da vacinação, que apresenta até 90% de eficácia e tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses. No entanto esses efeitos não se iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas.

Nesse período deve -se aumentar o cuidado para prevenção destas infecções.

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Confira 10 dicas de como prevenir as doenças respiratórias:

  1. Lave as mãos com frequência:  pode ser utilizado água com sabão ou álcool gel. Isso diminui a transmissão de agentes infecciosos.
  2. Mantenha-se hidratado: o ar mais seco do inverno ajuda a ressecar a mucosa nasal e toda a via respiratória. o que facilita a ocorrência de infecções.
  3. Mantenha uma alimentação equilibrada: no frio, as pessoas tendem a consumir alimentos mais quentes ( que são calóricos). As frutas e os vegetais oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune.
  4. Não esqueça de vacina da gripe! Para saber mais sobre a vacina da gripe clique aqui.
  5. Mantenha o ambiente arejado e limpo.
  6. Pratique exercícios físicos regularmente: atividades como natação, corrida e caminhada ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e melhoram o condicionamento físico. Porém, evite exercícios físicos ao ar livre em dias muito frios e secos.
  7. Não fume  e evite exposição a fumaças tóxicas. O tabagismo é um irritante importante das vias respiratórias e facilitam infecções.
  8. Realize lavagem nasal com solução salina fisiológica ao menos 2 vezes ao dia. Essa medida ajuda a prevenir infecções da vias aéreas como gripes, resfriados, otites e sinusites. Ajuda também a amenizar e diminuir as crises de rinite.
  9. Mel, gengibre e própolis: ajudam a aliviar sintomas de tosse e dores de garganta leve  além de atuarem na prevenção!
  10. Não se automedique! Em caso de sintomas respiratórios procure um médico!

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