Ha diversos graus de deficiência auditiva. No Brasil cerca de 6% da população tem algum grau de perda auditiva.
A Deficiência Auditiva
Consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons. Pode ser causada por má-formação, alteração genéticas, lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Entre os tipos de deficiência auditiva estão a condutiva, neurossensorial e mista.
Surdez
É considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. E é considerado parcialmente surdo todo aquele que a capacidade de ouvir, apesar de deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. Atualmente, muitos consideram “surdo”aquele que opta pela língua de sinais e percebe o mundo preferencialmente através de experiencias visuais.
A sala de aula é um lugar barulhento. Crianças com qualquer grau de deficiência auditiva podem ter dificuldades para perceber adequadamente os sons quando houver ruído ambiental. Manter a sala de aula silenciosa ou com menor ruído possível ajuda a compreensão auditiva nos alunos com deficiência auditiva.
Para facilitar o aprendizado uma criança com deficiência auditiva deve:
- Sentar preferencialmente nas fileiras da frente e no centro da sala: é mais fácil de ouvir o professor, acompanhar a aula e evitar distrações com ruído ambiente e conversas dos demais colegas. Permite ainda observar linguagem corporal ( comunicação não verbal) e realizar leitura labial;
- Evitar sentar próximo à porta, janelas, ventiladores, ar condicionado, quadra esportiva e etc, para diminuir a interferência do ruídos externos a sala de aula;
- Se a criança não estiver de frente sugerimos que fique com a melhor orelha voltada para o professor. A orelha melhor não pode ficar voltada para a parede!
E os professores poderiam…
- Utilizar microfones ou sistema Wireless ( FM, Roger, MiniMic) individual para a criança;
- Falar pausada e articuladamente as palavras e de frente para o aluno;
- Utilizar material concreto além de recursos visuais para apoio. Lembrar que o aluno com deficiência auditiva utilizará a leitura labial também! Assim, vale evitar uso de filmes ou vídeos dublados, por exemplo!;
- Evitar dar aula de costas ( especialmente ao utilizar o quadro).
Abaixo uma figura esquemática de como funciona o sistema FM. O professor tem um microfone e trasmissor que conecta diretamente no aparelho auditivo do aluno. Isto ajuda a compreensão e aprendizado ao minimizar a interferência do ruído ambiental.
Para a criança com deficiência auditiva…
Conforme o estabelecido na Resolução do CNE Nº 02/2001, a educação dos alunos com surdez pode ser bilíngüe.Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngüe:
uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua.A educação bilíngüe para crianças surdas consiste na aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha da escola e da família.
Muitas vezes, apesar das tentativas do professor, o aluno com deficiência auditiva necessita de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais com profissionais e professores especializados.
O deficiente auditivo é inteligente e precisa de ter suas habilidades desenvolvidas de maneira diferente! Para que a educação seja inclusiva de fato, é preciso adaptar a infraestrutura das escolas, e capacitar os docentes para aprimorar as práticas de ensino, de forma que a sala de aula seja um ambiente de oportunidades reais para todos.
Teremos escolas inclusivas quando todos acreditarem que no convívio com os diferentes aprendemos mais e nos tornamos pessoas melhores.
Isso e muito bm ea pior coisa e a perca alditivo eu estou passando por isso como e dificio as pessoa ri de voce tiram sarro ate os prpio familhares sombao eu estou precisando de ajuda