Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Desfralde: como e quando retirar a fralda das crianças

Entre as dúvidas mais frequentes no consultório, uma das mais comuns é quanto ao inicio do desfralde. 

Este momento não deve ser imposto pelos pais. Quem o determina é a própria criança e é um período extremamente importante de aquisição autonomia e novas descobertas pra os pequenos.

Respeitar o tempo de cada um é fundamental!

 A imposição dos pais pode resultar em traumas, além de repercutir negativamente na saúde causando retenção urinária, de fezes e infecções do trato urinário. 

Existe idade certa pra iniciar o desfralde?

 O mito de que aos dois anos a criança tem que desfraldar é um equivoco. O mais importante é respeitar sempre o ritmo individual da criança.

Como iniciar o desfralde??

Primeiro deve -se retirar a fralda diurna. Quando os pais notarem que em mais da metade dos dias da semana a fralda da manhã está seca pode ser iniciado o treinamento noturno.

E o desfralde a noite??

O desfralde noturno requer um preparo prévio com a criança.  Deve-se conversar com a criança e explicar durante o dia como será dormir sem fralda. Deixe claro que, caso precise de ajuda, pode chamar os pais a hora que for.

Diminuir a ingestão de líquidos a noite perto da hora de dormir ajuda, mas isso depende da rotina e perfil da criança. 

Mas e se escapar??

Durante o desfralde os escapes podem ocorrer.  O mais importante é não brigar com a criança e mostrar que todos estão dispostos a auxilia-la quando necessário. Se os escapes forem muitos frequentes e volumosos deve-se avaliar se realmente é o momento do desfralde.  Não ter pressa e respeitar o ritmo da criança é fundamental para o desfralde.  Um trauma nesse momento pode gerar problemas futuros. O controle do esfíncter não é algo que a criança tem pleno controle e cobra-la demais não vai acelerar o processo. 


Os escapes são muito comuns nos primeiros dias de desfralde. Aos pais e pessoas envolvidas é preciso paciência e o conhecimento de que não é por maldade que a criança sujou as roupas e sim que existe uma adaptação a essa nova situação. Caso seja repreendida ela perde a autoconfiança o que atrapalha o treinamento”

Dra FLavia OLiveira

Como ensinar as crianças a acordar a noite para fazer xixi?

A orientação deve ser simples e o banheiro tem que estar disponível e acessível. Em caso de crianças muito pequenas o auxílio será mais necessário. O mais importante é se mostrar disponível para ajudar o que trará segurança à criança. 

Mais dúvidas?

Confere a entrevista para a Pais & Filhos!

Tire suas dúvidas sobre o desfralde com a pediatra Flavia Oliveira!

Posted by Revista Pais&Filhos on Monday, February 18, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *