Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Desvio de septo nasal: o que é isso?

O septo nasal é uma estrutura composta por cartilagem e osso e que divide as narinas. Ele se estende da ponta ao fundo do nariz.

Além de dividir as narinas o septo nasal dá sustentação ao nariz e faz parte também do dorso nasal.

Como o septo desvia?

Dizemos que há um desvio quando o septo está torturara um lado. O desvio de septo nasal pode decorrer:

  1.  Do crescimento da face: isso ocorre durante a infância ou adolescência e decorre de um crescimento rápido da cartilagem e/ou do osso nasal. Isso pode fazer com que o septo desvie para algum lado;
  2.  Trauma nasal: qualquer batida ou pancada no nariz pode levar a um desvio do septo.

Sintomas

O desvio de septo pode levar a uma dificuldade respiratória em uma ou ambas narinas. Isso dependerá do tipo de desvio e do grau (leve, moderado, acentuado). O local do septo que contem o desvio também influencia a intensidade dos sintomas.

Desvio de septo mais próximo da ponta do nariz normalmente gera bastante obstrução nasal.

O desvio do septo pode não ser a única causa do “nariz tampado”. Muitas vezes há presença de sintomas de rinite que pioram a obstrução nasal.

O desvio de septo pode causar dificuldades respiratórias e piora na qualidade de vida. Está associado a roncos e apneia do sono, respiração bucal, dificuldade na prática esportiva e etc.

 

O nariz pode ficar torto por causa de um desvio de septo?

O desvio do nariz percebido externamente pode estar associado  a um desvio do septo. Porém, haverão outras estruturas do nariz “tortas” alem do septo nasal. A maioria das pessoas com desvio de septo nasal não tem desvios externos do nariz.

Tratamento.

Não há tratamento com medicação para corrigir o desvio de septo nasal. Os medicamentos melhoram apenas os sintomas de rinite.

Para resolver o desvio de septo é necessária uma cirurgia chamada Septoplastia.

Atualmente, esta cirurgia é realizada com auxilio de videoendoscopia nasal. Não são necessários cortes no rosto e nem uso de tampões nasais após a cirurgia. A única incisão (corte) realizada é dentro no nariz. Nesta cirurgia não ocorrem hematomas na face.

Trata-se de um procedimento simples. A cirurgia é realizada com anestesia geral e o paciente pode ter alta até no mesmo dia!  A recuperação após a cirurgia leva em torno de 2 a 3 semanas.

Quando operar??

A cirurgia para o desvio de septo (Septoplastia) está indicada para  quem apresenta obstrução nasal (nariz tampado) e que não melhora com uso de medicamentos.

A Septoplastia não muda a forma externa do nariz. Portanto, se o nariz é desviado (chamamos de laterorrinia) a cirurgia a ser realizada não é apenas a septoplastia.

Na dúvida, procure um especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *