Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Especialidade

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A região da cabeça e pescoço é uma das mais compactas do corpo humano. Apresenta uma área relativamente pequena, mas abriga estruturas vitais para o funcionamento do corpo.

 

Essa região é tão importante que diversas especialidades médicas e da saúde atuam em conjunto, medicando ou operando alterações dessa região. Entre elas podemos citar a otorrinolaringologia, neurologia clínica e cirúrgica, dentista, bucomaxilo, cirurgia plástico, oftalmologia, fonoterapia entre outras.

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço atua como peça fundamental dentre essas especialidades, com um papel eminentemente cirúrgico no tratamento dos tumores benignos e malignos da região.

As principais atribuições do cirurgião de cabeça e pescoço são no tratamento das patologias da:

1) Glândula Tireóide – investigação e tratamento de disfunções funcionais, de nódulos, bócio e tumores malignos e benignos.
2) Glândulas Paratiróides – investigação e tratamento dos estados chamados de hiperparatireoidismo, caracterizado pelo aumento da função dessas glândulas.
3) Pele e couro cabeludo – principalmente em casos de tumores, cistos e lipomas (tumores de gordura).
4) Boca e faringe – na investigação e tratamento de tumores benignos e malignos.
5) Laringe – na investigação de alterações de funcionamento bem como no tratamento de tumores malignos e benignos, em quaisquer estágios.
6) Glândulas salivares – no tratamento de tumores benignos e malignos.
7) Tecidos moles do pescoço – na investigação de “inguas” ou aumento de linfonodos e/ou massas cervicais.
8) Fossas e seios paranasais – nas alterações de função e tratamento de tumores.

A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange os tumores ou doenças do cérebro (especialidade da Neurocirurgia)  e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.

Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo especialista em  cirurgia de cabeça e pescoço destacamos a faringolaringoscopia.  Através desse exame o profissional consegue  examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar, lesões da laringe e faringe.

-->