Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Especialidade

Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia, ou otorrino, como é frequentemente chamada, é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe. Doenças dessas regiões que afetam drasticamente a qualidade de vida.

A atuação deste profissional é ampla e pode incluir a parte de estética facial. Correção nasal e de “orelhas de abano” muitas vezes são realizadas pelo apenas otorrino  ou em conjunto com o cirurgião plástico. A parceria visa associar melhora estética destes órgãos com uma boa função .

Os principais sintomas que levam o paciente ao otorrinolaringologista são: secreção e obstrução nasal, dor de cabeça e face, sangramentos nasais, dificuldade na audição, zumbidos e tonturas, dores e secreções no ouvido, dores de garganta e rouquidão, além de roncos e outros distúrbios do sono.

O otorrino também realiza  diagnóstico e tratamento de tumores, benignos e malignos.

As crianças também são bastante acometidas por doenças ligadas ao otorrino! O otorrino ajuda no controle especifico das rinites, otites, sinusites, otites e amigdalites além de tratar o quadro de obstrução respiratória associada ao aumento de amígdalas e adenóides.

O exame específico de endoscopia (nasal, laríngea ou otológica)  possibilita visibilização direta da doença e diagnóstico preciso. Avaliações eletrofosiológicas da audição e exames complementares de imagem (como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassons, cintilografias, etc) muitas vezes também são necessários.

Na MedPrimus dispomos de:

1) Nasofibrolaringoscopia: exame específico que possibilita a visualização direta da cavidade nasal, faringe e laringe, promovendo precisão no diagnóstico e tratamento.
2) Laringoestroboscopia: exame específico para visualização de laringe e cordas vocais e diagnóstico de alterações de qualidade da voz.
3) Nasofibrolaringoscopia funcional da deglutição: exame realizado para avaliar dificuldades relacionadas a deglutição de alimentos nas consistências liquida, liquida engrossada, pastosa e solida.

Melhorar a qualidade do sono, da respiração, da audição e da fala está diretamente relacionado à melhora da qualidade e expectativa de vida.

 

-->