Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Descobri um nódulo na tireóide!! E agora devo fazer a biópsia???

Descobrir nódulo na tireóide não é incomum. Acontece com frequência durante  um exame periódico da empresa ou um check-up pessoal. E muitas vezes, você não fazia a menor idéia que estava lá!
De uma maneira geral não há necessidade de desespero.  A maioria dos nódulos na tireóide são benignos.  Mas mesmo assim, é bem difícil conter a ansiedade e a preocupação. Leia mais sobre nódulos benignos aqui!
Muito bem então … vamos lá!  A primeira coisa que você deve saber é que não existe uma regra rígida para investigação dos nódulos na tireóide.  E muitas vezes nódulos parecidos podem ser manejados de maneiras diferentes em pessoas diferentes.

 

São duas as principais informações que seu médico irá usar:
  1. tamanho do nódulo;
  2. ecogênicidade do nódulo ao ultrassom.
A ecogenocidade representa quanto o som do ultrassom passa pelo nódulo e demonstra o quão sólido o nódulo é!
Assim, os nódulos mais preocupantes são os hipoecogênicos (mais escuros e mais sólidos) principalmente quando o nódulo for maior de 1cm.

 

Algumas características tornam esses nódulos na tireóide muito preocupantes e elevam muito o risco de malignidade. São elas:
  1. Presença de microcalcificação;
  2. Presença de margens irregulares;
  3. Crescer mais na altura do que na largura.

Quando fazer a biópsia?

Quando qualquer uma dessas características estiver presente e o nódulo na tireóide for hipoecogênico, a biópsia estará fortemente indicada. Independente do tamanho, mas principalmente se o nódulo já estiver atingindo 1cm.

 

Se o nódulo for hipoecogênico mas não tiver nenhuma outra dessas características, a biópsia estará indicada para todos os nódulos maiores que 1 cm.
Se o nódulo for iso ou hiperecogênico e não tiver nenhuma das características a biópsia estará fortemente indicada apenas nos nódulos maiores que 2cm.
Mas o principal ainda é conversar bem com seu médico e discutir todas as vantagens e desvantagens da realização da biópsia.
A dificuldade é que a biópsia não dará a resposta que todos desejam. Ela não garante que seja benigno ou maligno. E portanto deve ser utilizada com algum critério, para não causar mais problemas do que soluções.   Leia mais sobre nódulos na tireóide clicando aqui!   
Na dúvida procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço. Ele poderá te orientar sobre as vantagens ou desvantagens da biópsia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *