Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Hormônio da Tireoide: tem sempre que tomar apos a cirurgia?

Com o aumento da atenção à saúde e, principalmente com procura relacionada as questões do peso e emagrecimento, está ocorrendo um aumento no número de pessoas com necessidade de realizar cirurgia da glândula tireoide.

As redes sociais contém bastante informação sobre o assunto. Muitos relatos e opiniões de pessoas que passaram pelo procedimento, que são bastante reais, mas que refletem os eventos que ocorreram com aquela pessoa especificamente.

Sendo assim, segue alguns temas frequentemente perguntados pelos pacientes e que geram muitas dúvidas, mas agora com uma perspectiva mais geral e baseado em estudos científicos.

Após a cirurgia  temos que tomar hormônio da tireoide pelo resto da vida?

Depende da extensão e do motivo da cirurgia.

Se você precisou tirar toda a glândula com certeza será necessário tomar o hormonio e deverá faze-lo pelo resto da vida. Somente a  tireoide produz o hormônio e portanto, nesta situação, não existe possibilidade de outra parte do corpo suprir a falta da glândula.

Agora se você retirou parte da glândula,  pode ser que não seja necessário, e a parte que sobrou seja o suficiente. Não existe uma forma de saber isso, com certeza, antes da cirurgia. Temos que, após o procedimento, coletar exames de controle para saber se será necessário ou não. Claro que, pessoas que já tomam hormônio  antes da cirurgia e pacientes com tireoide muito pequenas e doentes são grandes candidatos a necessitarem da medicação após a cirurgia.

Estudos mostram que 60% das mulheres que operam e retiram apenas parte da tireoide não necessitam de reposição do hormônio, mas isso só vale para mulheres com mais de 60 anos. Não há estudos similares em mulheres mais jovens ou homens. Para saber mais sobre nódulos de tireoide clique aqui!

Eventualmente em pacientes com câncer, mas que tenham retirado apenas parte da glândula e a parte que sobrou produzir hormônio suficiente para uma vida normal, pode ser necessário repor hormônio pela necessidade de se atingir nível específico de hormônio no sangue.

Algumas duvidas sobre o hormônio da Tireoide…

1. Hormônio da tireoide não tem relação alguma com os hormônios ginecológicos.

Costumo dizer que é a única semelhança é a palavra “hormônio”. Se você apresenta alguma restrição a utilização de hormônios ginecológicos, por exemplo em alguns casos de histórico familiar de câncer de mama, você ainda assim pode e deve tomar os hormônios da tireoide. Eles não interferem diretamente um no outro;

2. O hormônio de tireoide não engorda ninguém!

Pode ocorrer uma variação de peso (muito em função da retenção de liquido) quando a dose do hormônio da tireoide está incorreta. Mas com a dose correta, isso não irá ocorrer. O mesmo vale para cabelos e unhas, que não ficarão fracos e quebradiços por conta do hormônio;

3. O hormônio da tireoide é um dos remédios mais tomados no mundo!

E existem muito poucos efeitos colaterais. É uma medicação segura e eficaz. Tem como característica a necessidade de ser tomado em jejum antes do café da manhã, o que é realmente importante para sua absorção completa pelo intestino.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *