Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Infecção Urinária de repetição: você sofre deste mal?

Infecção urinária de repetição pode acometer tanto homens quanto mulheres. Também chamada infecção urinária recorrente, ocorre quando o paciente apresenta ao menos duas infecções em seis meses ou três em intervalo de um ano.

É mais comum em mulheres e geralmente não se relaciona a problemas anatômicos no sistema urinário. Já entre os homens, esse tipo de infecção é rara e, quase sempre, é um problema estrutural nas vias urinárias, notadamente a próstata.

Dois tipos de infecção urinária são conhecidos: a cistite e a pielonefrite.

Chamamos de CISTITE a infecção apenas da bexiga com seus típicos sintomas “irritativos”:

  1. dor ao urinar;
  2. vontade de urinar a toda hora;
  3. sangue na urina;
  4. dor em parte inferior do abdome;
  5.  sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Já a PIELONEFRITE é a infecção de um ou ambos os rins. É um quadro bem mais grave que a cistite, normalmente decorrente dela com sintomas sistêmicos (no corpo todo): febre, dor lombar, fraqueza, náuseas e vômitos. Se não tratada adequadamente, a pielonefrite pode ser fatal.

 

A CISTITE é muito mais comum e, quando não tratada, pode evoluir a PIELONEFRITE.

 

Apesar de ocorrer em ambos os sexos, há diferenças importantes na abordagem ao paciente:

Nas Mulheres

Maioria dos casos de cistite ocorre em pacientes saudáveis, sem nenhuma alteração da anatomia urinária. A região do períneo, mais susceptível à colonização das bactérias, é muito próxima da uretra, facilitando a ascensão da infecção.

Atividade sexual aumenta a chance de infecção urinária. No entanto, é importante destacar que infecção urinária não é DST (doença sexualmente transmissível), não sendo o parceiro(a) responsável por eventual contaminação.

Fatores ambientais também podem influenciar: uso de substâncias que contenham espermicidas, ducha vaginal, maus hábitos de higiene pós-evacuação, excesso de higiene íntima, diabetes mellitus e menopausa.

Nos Homens

Normalmente há defeito na anatomia do trato urinário, como alterações da próstata e obstrução ou estreitamento do canal urinário.

A causa das infecções urinárias deve ser sempre investigada, mas é comum que não seja identificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *