Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Lavagem nasal: como e quando fazer?

A lavagem nasal é muito importante para a saúde respiratória e deve virar um habito diário. Falei sobre isso no post anterior (clique aqui para ler!)

Há ainda muitas dúvidas sobre como realizá-la. Abaixo fiz um apanhado das principais dúvidas que recebo dos pacientes. Espero que ajude!

Qual a melhor maneira de fazer a lavagem nasal?

Sugiro realizar a lavagem nasal com solução salina ao menos 2 vezes ao dia para prevenção e ao menos 4 vezes ao dia durante as crises. Existem diversos mecanismos disponíveis no mercado como sprays, aerossóis e seringas. O cuidado deve existir em não deixar o aplicador encostar no septo nasal, pois uma borrifada direta nesta região pode levar a algum desconforto. Assim, o aplicador deve ser direcionado para a parede lateral do nariz, em direção ao olho. Para isso  devemos utilizar a mão esquerda para aplicar o soro na narina direita, e vice-versa.

E as crianças?

As crianças são naturalmente mais susceptíveis a infecções respiratórias e podem apresentar em média de 8 a 11 infecções respiratórias ao ano até os 2 anos de idade. Assim, com a lavagem nasal, ajudamos a manter uma adequada defesa  e reduzir o número de infecções, alergias e nariz tampado.

Em relação ao método de lavagem nasal, utilizamos os mesmos dos adultos.

Para as crianças menores podem ser utilizados ainda “sugadores” ou “peras” para aspirar o excesso de secreção.

Quanto de soro podemos usar em uma lavagem nasal?

Não existe consenso na literatura acerca da quantidade de soro ideal para a lavagem nasal. Portanto, se consideramos o volume do nariz de cada indivíduo teremos que para crianças ate 2 anos um volume de 1 ate 5 ml e adultos entre 15 e 20 ml. Estas seriam sugestões de volume a ser utilizado de acordo com o volume nasal. Há pessoas, no entanto, que realizam lavagens nasais com mais volume, o que não é prejudicial.

O soro fisiológico deve ficar na geladeira? Podemos fazer lavagem nasal com soro frio?

O soro fisiológico depois de aberto deve ser mantido na geladeira. Para realizar a lavagem nasal o soro deve estar a temperatura ambiente ou até no máximo 35 graus.

Quanto tempo o soro e a mesma seringa podem ser usados?

Estudos indicam que entre 3 e 5 dias já ocorre contaminação do soro guardado na geladeira e na seringa. Assim, sugere-se trocar a seringa e soro após esse período.

O método de Lota ou “chaleira da ioga” pode ser utilizada?

Este método é um dos mais antigos relatados na literatura e é eficaz para a lavagem nasal. A técnica envolve inclinar a cabeça para frente e olhar para o lado. O soro entra por uma narina e sai pela outra com auxilio apenas da gravidade. Neste método o soro não entra no nariz com pressão positiva (como na seringa e sprays).

 

O melhor método para a lavagem nasal é aquele que você se adapta e realiza a lavagem com conforto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *