Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Lavagem nasal: porque devemos lavar o nariz.

Lavagem nasal com soro fisiológico ganhou recentemente bastante destaque na ciência.

Isso ocorreu, pois,  lavar o nariz é comprovadamente um método eficaz no tratamento e prevenção de doenças respiratórias.

Como a lavagem nasal age?

Para entender como a lavagem nasal funciona, precisamos entender primeiro como o nariz defende nosso corpo.

O nariz é revestido pelo epitélio respiratório ciliado recoberto por muco nasal. Seria com o um grande tapete, em que cada “pelinho” do tapete corresponde a um cílio nasal. Agora, imagine um gel sobre este tapete…. este gel é o muco nasal. É no muco que estão os anticorpos para a defesa inicial do nosso corpo. Os cílios nasais batem e empurram o muco para a garganta para ser engolido.

Durante a respiração inalamos grande quantidade de vírus, bactérias e alérgenos (poeira, ácaros, etc) que ficam presos no muco e são destruídos pelos anticorpos. A exposição cada vez maior a variações climáticas, ambientes com ar condicionado entre outros irritantes nasais promovem um ressecamento nasal, o que dificulta a defesa nasal natural do nariz. É neste momento em que ocorrem gripes, resfriados e crises de rinite! ( para ler mais sobre crises de rinite clique aqui!)

Uma maneira de auxiliar a defesa do organismo é através da lavagem nasal.

O  soro fisiológico para lavagem nasal atua de várias maneiras no nariz.

A principal é ajudar na remoção de vírus, bactérias ou alérgenos inalados. Ou seja, a lavagem atua como método de limpeza removendo esses agentes nocivos do nariz. Além disso, ajuda na fluidificação do muco nasal e no batimento ciliar. Em outras palavras, a lavagem nasal auxilia o mecanismo natural de defesa do nariz .

Nas crianças temos que considerar ainda uma dificuldade inata em assoar o nariz e limpar adequadamente essas impurezas. A lavagem nasal entra justamente para auxiliar esse mecanismo de defesa, ao remover mecanicamente essas impurezas.

Quando fazer a lavagem nasal?

A lavagem pode ser feita sempre que necessário. De acordo com estudos científicos devemos realizá-la de maneira preventiva pelo menos 2 vezes ao dia.

Quando ocorrer uma infecção respiratória a lavagem  deve ser aumentada para 4 a 6 x ao dia para ajudar o reestabelecimento da adequada função nasal.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *