Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Nódulos de Tireóide: benigno tem que operar??

Cerca de 80 a 85% dos nódulos de tireoide são benignos. A maior dificuldade que temos é de conseguir determinar isso, com certeza,  antes da cirurgia.

Nódulo benigno tem que operar?

Os nódulos de tireoide benignos podem precisar de cirurgia. Isso ocorre se houver uma suspeita de que seja maligno. O principal motivo da dúvida é quando ocorre um crescimento do nódulo.

Os nódulos benignos costumam aumentar de tamanho lentamente, e, ao longo dos anos podem apresentar um aumento importante. Conforme os nódulos vão crescendo, eles tendem a causar dificuldade para engolir, sensação de peso ou um desconforto na garganta, abaulamento de pescoço e, em último caso, dificuldade para respirar. Neste caso, mesmo sendo benignos terão indicação de cirurgia em decorrência dos sintomas que causam.

Porém, se um nódulo apresneta crescimento mais rápido gera uma dúvida se ele é realmente benigno!

Neste casos,  a cirurgia torna-se necessária por ser um caso suspeito. E que, ao final do procedimento,  pode mostrar-se benigno.

Sempre que se fala de tireoidectomia (retirada da glândula tireóide), logo pensamos em câncer. Caso queira ler mais sobre câncer de tiroide clique aqui!

É verdade que nos últimos anos os casos de câncer de tireóide aumentaram muito, mas ainda assim os casos benignos representam a maioria dos casos de cirurgia da tireóide.

Tratamento dos nódulos benignos

Não existem remédios para diminuir ou prevenir que os nódulos aumentem. Por isso o seguimento médico é importante.

Nódulos de Tireóide: benigno tem que operar?? - Medprimus Clínica Médica

A cirurgia pode ser sempre realizada quando os nódulos se tornam sintomáticos ou aparentes no pescoço ou quando crescem tanto que começam a ocupar espaço dentro do tórax.

Porém, a cirurgia também pode ser realizada mesmo sem sintomas, de uma forma preventiva, a fim de se evitar sintomas no futuro.

O tratamento dos nódulos de tireóide é complexo e deve ser realizado em conjunto com seu médico.

Leia mais sobre nódulo de tireoide! Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *