Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Nódulos de Tireóide: benigno tem que operar??

Cerca de 80 a 85% dos nódulos de tireoide são benignos. A maior dificuldade que temos é de conseguir determinar isso, com certeza,  antes da cirurgia.

Nódulo benigno tem que operar?

Os nódulos de tireoide benignos podem precisar de cirurgia. Isso ocorre se houver uma suspeita de que seja maligno. O principal motivo da dúvida é quando ocorre um crescimento do nódulo.

Os nódulos benignos costumam aumentar de tamanho lentamente, e, ao longo dos anos podem apresentar um aumento importante. Conforme os nódulos vão crescendo, eles tendem a causar dificuldade para engolir, sensação de peso ou um desconforto na garganta, abaulamento de pescoço e, em último caso, dificuldade para respirar. Neste caso, mesmo sendo benignos terão indicação de cirurgia em decorrência dos sintomas que causam.

Porém, se um nódulo apresneta crescimento mais rápido gera uma dúvida se ele é realmente benigno!

Neste casos,  a cirurgia torna-se necessária por ser um caso suspeito. E que, ao final do procedimento,  pode mostrar-se benigno.

Sempre que se fala de tireoidectomia (retirada da glândula tireóide), logo pensamos em câncer. Caso queira ler mais sobre câncer de tiroide clique aqui!

É verdade que nos últimos anos os casos de câncer de tireóide aumentaram muito, mas ainda assim os casos benignos representam a maioria dos casos de cirurgia da tireóide.

Tratamento dos nódulos benignos

Não existem remédios para diminuir ou prevenir que os nódulos aumentem. Por isso o seguimento médico é importante.

A cirurgia pode ser sempre realizada quando os nódulos se tornam sintomáticos ou aparentes no pescoço ou quando crescem tanto que começam a ocupar espaço dentro do tórax.

Porém, a cirurgia também pode ser realizada mesmo sem sintomas, de uma forma preventiva, a fim de se evitar sintomas no futuro.

O tratamento dos nódulos de tireóide é complexo e deve ser realizado em conjunto com seu médico.

Leia mais sobre nódulo de tireoide! Clique aqui

Comentários

  • MariMaria disse:

    Obrigado…Grande artigo.

  • Raiani Papini disse:

    Olá, boa tarde.
    Tenho um nódulo no lobo direito de 1,23 , hiperecogênico, heterogêneo. Preciso retirar devido ao tamanho?
    Obrigada.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Olá Raiani, simplesmente por conta do tamanho (suponho que seja 1,23cm?) não há a necessidade! No entanto outras características podem justificar a retirada como por exemplo a velocidade de crescimento, doenças associadas como hipertireoidismo e, é claro, o resultado da biopsia. Sugiro conversar com seu médico e definir a melhor conduta para sua situação. Boa sorte

  • MICHELLE MOUTINHO DOS SANTOS MORAIS disse:

    Olá. Tenho um nódulo na tireóide de 1’7 por 1’9, só tocar já dá para senti lo. Sinto um incomodo. Mas mais não sei se e da esôfagite ou do nódulo. Posso tirar este nódulo para prevenir danos futuros?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Michelle. Esta é uma decisão que você deverá tomar em conjunto com seu médico. Pode ser que os sintomas que você descreve sejam do nódulo da tireoide sim. Apenas com essas informações é bastante dificil dar um parecer, por isso uma consulta com um médico da sua confiança é importante.

  • Rosenildes disse:

    Boa noite,tenho 5 nódulos na tireóide, há mais ou menos 5 anos, sempre fiz usg e ultimamente sinto o aumento, do logo direito e um desconforto grande, tenho muito medo, já fiz uma punção há um tempo e deu benigno, tem risco de virar maligno?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Rosenildes. O risco de virar maligno existe mas é bastante raro de acontecer. O seu relato, na verdade, é bastante comum e os nódulos da tireoide se comportam assim mesmo, crescendo ao longo dos anos. Como você apresenta sintomas cervicais relacionados a esses nódulos, pode ser que seja o momento de pensar em algum tratamento cirúrgico. Minha sugestão é a Sra converse com seu médico. Ele poderá te ajudar

  • Giovana Ferreira dos Santos Fogaça disse:

    Olá tenho 21 anos, tenho um nódulo na tiróide de 2, 4cm e de 7,2gramas. Fiz a biopsia e deu benigno, meu médico disse que é pra gente ir acompanhando.
    Mais sei lá me sinto em segura, será que devo operar logo?
    Desde já obrigada.

  • Olá tenho 21 anos, tenho um nódulo na tiróide de 2,4cm de 7,2gramas, fiz a biopsia e deu benigno.
    Meu médico disse pra gente ir acompanhando, e que não é preciso operar agora.
    Mais sei lá me sinto em segura, será que já posso operar? O tamanho do nódulo é grande né ?
    Desde já agradeço.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Giovana. Não há um número mágico de tamanho que defina cirurgia. No caso de nodulos benignos as principais caracteristicas em consideração para se definir sobre a necessidade de cirurgia são : tamanho, velocidade de crescimento ao longo do tempo, se causam sintomas como dificuldade para engolir ou se causam deformidade estética no pescoço. Converse com seu médico! Ele poderá te ajudar neste definição.

  • Merenildes disse:

    Minha filha tem um nódulo que cresceu muito fez punção e deu benigno esse nódulo pode virar cancer

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Merenildes. Não há tanto risco de transformação de algo benigno em maligno. Isso pode ocorrer mas usualmente demora muito e muitos anos para ocorrer. O maior risco na verdade é de erro na interpretação da punção. Entenda, todos os resultados da punção podem ser benignos ou malignos em maior ou menor grau; mas a chance nunca é ZERO. Mesmo a punção benigna tem cerca de 4% de risco de, na verdade, ser maligno. Esse é o motivo de ser necessário seguimento e acompanhamento constantes. Converse com seu médico, ele poderá te ajudar

  • leticia disse:

    tenho dois nodulos (de agua) no pescoço um de 4,9 cm e outro 0,6 fiz a punçao e deu benigno os dois, nao sinto nada, e necessario a retirada ? e é urgente?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Letícia. A retirada não é obrigatória não. Mas acredito que um nódulo de 5cm cause alguma deformidade no pescoço. Quando e se ele te incomodar, a retirada pode ser uma solução. Mas não é urgente não.

  • Bom dia tem no meu pescoço 8 nodulos sendo dois grande de 13 cm.
    Fiz a punção estou aguardando o resultado, mais o meduco disse que não tem indicio de câncer, e antes da punção eu sentia dor no pescoço.
    Sera necessário cirurgia?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Kênia. Mesmo os nódulos sendo benignos a cirurgia pode ser necessária sim, a depender do tamanho geral da glândula e dos sintomas que ela cause. Com tantos nódulos assim na glândula ( oito no total) a cirurgia acaba sendo necessária em algum momento para resolução de sintomas. Esta decisão deverá ser tomada com o auxilio de um médico para ter ajudar a determinar o melhor momento para a realização da cirurgia.

  • ELENILDE MIRANDA DE SOUZA disse:

    Boa noite! Tenho dois nodulos na tireoide, sendo que o maior tem a seguinte descrição: Nódulo sólido hipiecogenico de contornos regulares com calcificacoes grosseiras sem halo medindo 16x15x11mm.
    Médico pediu punção, mas tem risco de ser maligno?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Elenilde … boa tarde.
      Infelizmente existe o risco sim, sendo justamente este motivo que motivou seu médico a solicitar a biopsia. Ele está correto ao solicitar o exame. Espero que tudo ocorra bem. Boa sorte

  • Manuela Aguiar lopes disse:

    Boa noite Dr, tenho nódulo há 5 anos só que nessa último mês estou tendo muito desconforto na garganta, falta de ar, dificuldade quando como. As vezes tenho a impressão que a comida ficou pressa na garganta e começo a me agonia. O tamanho está 2.2cm 1.8 cm. Fiz a pulsão deu benigno. Será melhor operar? Pois no decorrer desses anos nunca tinha sentido esses sintomas e HORRÍVEL. Desde já agradeço se vc me responder.

  • Catarina disse:

    Boa noite Dr. Murilo!
    Tenho um nódulo de 4 cm, tenho 27 anos, fiz duas biopsias e o resultado deu benigno, no entanto deixei o caso seguir para cirurgia. Acha que fiz bem?

    Obrigada.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Olá Catarina. Complexo responder assim, mas acredito que cirurgia seja uma opção de tratamento no seu caso. A melhor pessoa para conversar com você sobre isso é sem duvida seu médico. Boa sorte e espero que tudo ocorra bem.

  • Jurema disse:

    Boa noite, tenho um nódulo hipoecoica, de contorno regular, forma oval, sólido medindo 21×10 mm com vascularização predominante periférico, o médico pediu biópsia, eu posso ter câncer ou necessidade de cirurgia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *