Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Nódulos de tireóide: quando devem ser operados?

 

Os nódulos de tireóide são alterações estruturais que a glândula pode apresentar.

A descoberta de nódulos de tireóide é sempre uma causa de estresse e preocupação. Mas vale lembrar que aproximadamente 85% das vezes esses nódulos será benigno.  Muitas vezes o seu médico pedirá uma biópsia do nódulo ou a PAAF (Punção aspirativa por agulha fina)

A Biopsia da dos nódulos de tireóide é feita com a utilização de uma agulha fina (igual a agulha da coleta de sangue). Com o auxílio do ultrassom, o médico punciona o nódulo de tireóide através do pescoço e retira amostras do nódulo para análise.

Todos os nódulos de tireóide maiores que 15 milímetros ou nódulos que sejam suspeitos ao ultrassom deverão ser biopsiados através da PAAF .  Nódulos que não apresentam essas características devem ser acompanhados, pelo menos inicialmente, antes de serem biopsiados.

Nos últimos anos temos presenciado um aumento importante na quantidade de pessoas com diagnóstico de doenças da tireóide. Muitos fatores contribuíram para esse aumento.

Mas, você sabe qual a função da tireóide???

A Glândula tireóide é um órgão muito especial. Tem a capacidade única no corpo de captar o iodo dos alimentos e utilizá-lo para produzir o hormônio da tireoide. Se alguma vez você foi a um médico ele deve ter solicitado o TSH e o T4 livre!!

O TSH é um estimulante natural da tireóide. É produzido por uma outra glândula chamada Hipófise. Assim, por ser um estimulante da tireóide…. Quanto pior sua tireoide funcionar, maior será o valor do TSH. Da mesma forma, se a sua tireoide funcionar de mais …menor será o valor do TSH.

O T4 livre é o hormônio que a tireóide produz, controlado pelos níveis de TSH.   Dessa maneira, se a sua tireóide estiver doente e produzir pouco hormônio (T4 livre estará baixo)   a sua hipófise produzirá muito TSH, na tentativa de reverter essa situação. Essa condição clínica é chamada de  hipotireoidismo .

Por outro lado, se a sua tireóide estiver doente e produzir muito hormônio (T4 livre estará alto)  o TSH  resultante será baixo. Esse estado é chamado de  hipertireoidismo .

Entre essas duas situações o hipotireoidismo é o mais comum.

Os sintomas mais frequentes são:

  1. cansaço e fadiga;
  2. dor muscular;
  3. cabelos e unhas fracas;
  4. ganho de peso e dificuldade de perder peso;
  5. intolerância ao frio.

No hipertireoidismo os sintomas são inversos:

  1. perda de peso;
  2. calor e sudorese;
  3. palpitação do coração;
  4. tremores;
  5. ansiedade.

As alterações da função da tireóide podem ou não se relacionar a alterações da estrutura da glândula.  Ou seja,  a presença de nódulos na tireóide não necessariamente indica que a tireoide não funciona.  A pessoa pode ter vários nódulos e a glândula ainda assim funcionar  bem.

Sendo assim, é sempre importante verificar tanto a função da tireoide, com os exames de sangue, como a estrutura da tireoide, através do exame físico e do ultrassom.

O hipotireoidismo é tratado através da reposição de hormônio, a levotiroxina.

O comprimido deve ser tomado  em jejum e pela manhã. Após a ingesta do comprimido, a pessoa deve esperar de 20 a 30 minutos par tomar café ou tomar outras medicações. Praticamente qualquer coisa interfere com a absorção desta medicação e é importante o jejum para que o remédio funcione corretamente. A dosagem deve ser determinada por um médico e conferida periodicamente através de exames de sangue.

O hipertireoidismo tem um tratamento mais complexo…

Inicialmente o tratamento envolve um controle medicamentoso da função da glândula. As medicações utilizadas reduzem a produção e secreção do hormônio da tireoide. No entanto, não tratam a causa do problema, agridem o fígado e a medula óssea.  Sendo assim, seu uso deve ser restrito a um período não superior a 2 anos ou como preparação para o tratamento definitivo.

Existem 2 opções de tratamento definitivo nos casos de hipertireoidismo: a cirurgia ou a iodoterapia. Ambas apresentam vantagens e desvantagens. A decisão entre elas deve ser tomada em conjunto com seu médico de confiança.

A cirurgia está indicada nos seguintes casos:

  1. Nódulos malignos ou suspeitos de serem malignos na biópsia;
  2. Nódulos que apresentam uma velocidade de crescimento rápida;
  3. Nódulos grandes e que avançam em direção ao tórax ou que causam sintomas compressivos no pescoço

Já nódulos de tireóide grandes, mas que não causem sintomas ou nódulos associados a hipertireoidismo podem ser operados ou tratados clinicamente. Aí depende da opção do médico e do paciente.

Assim, nem sempre um nódulo de tireóide deverá ser tratado com cirurgia obrigatoriamente.

Comentários

  • Aparecida disse:

    Dr tenho 2 nódulos de meio centímetro e um de um centímetro e meio que apresenta esbolso modulares mal definidos. Um médico falou q tem que fazer biópsia outro falou que não é nada e agora o que faço?

  • Murilo disse:

    Ola Aparecida….
    Realmente entendo sua preocupação. Mas não existe uma regra rígida a ser seguida nestes casos. O médico irá usar sua história pessoal e familiar, características dos nódulos ao ultrassom. Além disso o médico irá usar as experiencias pessoais dele para tomar esta decisão. Minha sugestão é sempre procurar um profissional que lhe traga segurança … e seguir o que ele te recomendar! Mas se mesmo assim você permanecer com receio … a conduta mais cautelosa sempre é a mais segura.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte

  • Junior Marques disse:

    Doutor estou com um nodulo de aproximadamente 5 cm na tireoide Do lado direito, bastante visível, o meu médico pediu a biopsia porém a mesma ainda não foi feita, corro o risco de passar por uma cirurgia?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Junior Marques,

      Esta será uma decisão que você deverá fazer junto com seu médico. A biópsia neste caso é necessária para programação do tratamento e seguimento. Se a biopsia for benigna, a cirurgia não é obrigatória, mas normalmente é necessária. Isto porque nódulos deste tamanho tornam-se sintomáticos, atrapalham o correto funcionamento das estruturas do pescoço e são aparentes no pescoço (o que usualmente causa desconforto ao paciente).
      Já no caso de biópsia suspeita para neoplasia maligna, a cirurgia faz-se necessária para tratamento.
      Espero ter ajudado. Boa sorte

  • Andréa Veiga de Freitas disse:

    peguei o resultado do meu exame de sangue hoje,não resistir e abrir.
    TSH- Hormônio tireiestimulante
    RESULTADO…… : 10,6
    Método : Quimioluminescência
    Material: soro
    Obs. RESULTADO CONFIRMADO.
    Fiquei muito preocupada,já que vem dizendo que o valor de referência é de 0,20 a 5,00
    Tente me explicar o que está acontecendo comigo.
    Será que vou precisar de cirurgia?
    Olhando aqui,eu vi que tenho todos os sintomas.
    Estou fazendo tratamento de depressão,e agora fiquei sem chão. Não sei que atitude tomar.
    Aguardo um contato.

    • Dra. Maura Neves disse:

      Olá Andrea,
      Não fique aflita. Você deve retornar ao seu medico e iniciar o tratamento para a tireoide. Possivelmente esse tratamento ajudara a melhorar a depressão também.

  • Andreia da Silva Cardoso disse:

    Boa noite ao engolir sinto que tem um nódulo na garganta sempre faço o mesmo processo de engolir a saliva continua a mesma coisa tô com muito medo pois tenho um BB de 11 meses e ele mama tem algum problema em tá amamentando ?por favor me ajudem

  • Murilo Neves disse:

    Ola Andreia,
    O seu relato sugere bastante a possibilidade de ser um nódulo na tireoide. E também é bastante comum que os nódulos de tireoide cresçam durante a gestação. Não há perigo para você ou seu filho. Pode manter a amamentação normalmente. Mas sugiro você procurar um médico para avaliar a necessidade de realizar exames para esse nódulo em tireoide

  • Boa tarde!!!Fiz uma ecografia e apareceu dois nódulos na tireoide um bem pequeno e outro com 1 mm , vou fazer uma punção para ver se é maligno ou benigno não sendo maligno tem que fazer cirurgia ou nescessariame não precisa .Posso ficar assim.

  • Ana disse:

    Olá! Estava com dois nódulos na tireóide: um no lado esquerdo com quase 5 cm e outro no lado direito com 2 cm. Fiz a retirada da tireóide há 9 meses e desde então os resultados oscilam muito. Cheguei a tomar a levotiroxina de 200, onde o TSH chegou a 0.01 e voltei pro de 75. Peguei o resultado hj e o TSH está 8.0 agora. Faço tratamento pra depressão e tenho muita insônia. Parece que vou pirar! Meu médico está de férias e estou sem saber o que fazer. Pelo que ele já me explicoum, acredito que vá aumentar a dosagem do levotiroxina novamente. Devo aguardar até o mês que vem ou será que eu mesma posso pelo menos, passar pro de 100, 150…sei lá! Sei que não é recomendado a auto medicação, mas já pedi tantas explicações sobre o assunto, que acho que é isso que ele vai me mandar fazer.

  • Esther disse:

    Estou com um nódulo na tireoide de 1.4 cm. Já fiz 3 pulsões e deu amostra insatisfatória para fins diagnósticos ( escassa celularidade) . Vou ter que operar?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Esther …
      Essa é uma decisão bastante pessoal mas sim, a cirurgia é uma possibilidade para casos de punções repetidas e insatisfatórias. Mas claro que outras variáveis também são relevantes nesta decisão! Sugiro procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para te orientar melhor e esclarecer o restante de suas dúvidas. Boa sorte!

  • Fátima gomes disse:

    Doutor tenho 6 módulos na tiroide 2 deles tão com 6cm custame a engolir até a própria saliva também ando sempre com dores de garganta a minha médica encaminhome pó hospital tou a espera da carta pá ser chamada.poderei ser operada?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Fátima … realmente pela descrição dos seus exames e dos seus sintomas acredito que uma cirurgia possa te ajudar sim. Mas claro que sugiro que conversar com seu médico e definir a melhor opção para o seu caso. Boa sorte!

  • Rosana disse:

    Tenho nodulo na tireoide ja fiz punção e nao é maligno. Mas ainda o encaminhamento ao endocrino não saiu. Posso tomar suplemento vitaminico? Recivit?
    è composto de: Vitamina A, Vitamina B1,B2,B3,B5,B6, B9,B12, Vitamina C, Vitamina D,E,H, K, Calcio, Fosforo, Cobre, Cromo, Ferro, Iodo, Magnesio, Manganes, Molibdenio, Selenio, Zinco.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Rosana … não há restrições ao uso de suplementos vitamínicos por conta dos nódulos de tireoide.

  • Carolina Maria de Moraes Malta Rosa disse:

    Prezados sou Carolina e tenho 30 anos, ano passado descobri que tenho 3 nódulos na parte esquerda da tireoide e 3 na direita o maior dele tem 3,2 cm , já fiz a pulsão ( benigna) e a cintilografia ( apresentou nódulos frios e quentes ) meus exames de TSH são baixos ( 0,10) e T4 livre e T3 são normais , tenho hipertiroidismo subclínico, comecei o tratamento usando tapazol 5 mg pela manhã que deixa todas as minhas taxas reguladas, mas como na primeira ultrassom o tamanho era de 20 mL e um ano depois 30 mL os médicos estão optando por dois tratamentos, falo os médicos por que já passei por quatro endocrinologista , dois deles me indicou cirurgia, um dos médicos me indicou o tratamento de iodoterapia e o outro falou que poderia seguir vida normal tomando o tapazol, que se eu engravidece ele mudaria o remédio. Não sei se realmente a iodoterapia resolveria já que tenho nódulos quentes e frios . O que você acha melhor no meu caso?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Carolina. Na minha opinião a melhor conduta para o seu caso é a cirurgia. Normalmente não fazemos iodoterapia para tratamento de hipertireoidismo subclinico com multiplos nódulos, uma vez que não temos certeza se todos os nódulos são benignos. A outra opção de tomar tapazol indefinidamente não me parece uma boa opção pois não existe perspectiva de parar de utilizar a medicação ao longo do tempo. Apesar de ser cirurgião, e claro tender sempre a operar, acredito que uma cirurgia deverá ser realizada. Você e seu médico só precisam definir quando ela será realizada. Boa sorte

  • Jucineia dos vales Lima disse:

    Olá dr to com um nódulo sólido dencoberto em 2011 fís duais punção de benigna estva tendo acompanhamento com a endroclinologisata mais parei porque engravidei agora voltei fís a ultra som e descobri que ele aumentou muito em 1 ano e meio será que ele pode virar maligno me ajude

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Jucinéia … é normal nódulos da tireoide aumentarem durante a gestação. Pode ser que seja necessário repetir a punção atualmente para ajudar a definir a conduta a ser realizada. Nódulos que crescem usualmente são candidatos a cirurgias. Mas o mais importante é passar com um profissional da área. Ele poderá te ajudar nesta decisão.

  • Camila disse:

    Ola ha um ano descobri nodulo de 0.6 centímetros na tiroide e deu maligno. Mas meu médico disse que era p acompanhar pois aqui no Brasil ainda optam pela cirurgia ao invés do acompanhamento uma vez que exames de sangue estão todos normais . Poderia falar mais sobre essa informação por favor?! Obrigada

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Camila. Não sei exatamente onde você está do mundo, mas existem sim locais e serviços no mundo que optam por não operar casos como o descrito por você. Mas isso ainda gera muita discussão no meio médico. No caso de não operar, um seguimento muito rigoroso deve ser realizado, com exames periódicos de ultrassom. Sugiro você discutir novamente com seu médico e definir a melhor conduta para seu caso.

  • Cibele Rubia disse:

    Olá doutores, fiz uma ultra tenho nodulo solido padrao 2 da classificação de chammas na tireoide lado direito, este exame foi feito o ano passado, o otorrino me encaminhou para um especialista cabeça e pescoço isso ja faz um ano ate agora nao saiu a consulta pois é pelo sus, O sr poderia me dizer se devo ficar preocupada ou nao??

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Cibele. Não há motivos para grandes preocupações mas a consulta com o especilista é realmente importante, tanto para definir conduta como para dar seguimento ao seu caso. Espero que a consulta não demore. Boa sorte

  • Thalita disse:

    Ola, tenho um nódulo do lado direito de 2,4cm e no esquerdo um misto que está crescendo de 2,7cm na tireóide. Em fevereiro estava com 2,4 e agora ta com 2,7cm. A punção deu benigna, mas o médico disse que não obrigatoriamente pode ser benigna. Meu médico quer tirar a tireóide total, é realmente necessário?!? Nao tenho histórico de câncer na tireóide na família, tenho em outros órgãos.

  • Catiane disse:

    Fiz uma ultrassom da tiróide deu um nódulo de 0,5 cm ainda não mostrei por médico mais estou preocupada. Será que e caso de cirurgia?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Olá Catiane. Infelizmente não tenho como te responder esta pergunta apenas com essas informações. No entanto posso afirmar que a maioria dos nódulos da tiróide são benignos e não requerem cirurgia. Sugiro procurar um médico especialista para te ajudar a definir a melhor conduta.

  • Maria Oliveira disse:

    Ola tenho hipotireoidismo e ja tomo medicação diariamente, fiz uma ultrasson e foi detectado 17 nódulos na tireóide medindo em torno de 1 a 7 mm, ainda nao mostrei o resultado para o medico , corro risco de fazer cirurgia?

  • Salete disse:

    Olá Dr. Boa tarde
    Fiz ultrassonografia da tireoide, Volume glangular global 20,63 cm,
    CONCLUSÃO
    Nódulos tireoidianos bilaterais
    É caso cirúrgico Dr.?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Salete. Somente com essas informações e sem realizar uma consulta médica é impossível ter responder essa pergunta. Existem muitas variáveis que precisam ser consideradas e analisadas para determinar a necessidade da cirurgia. Sugiro você procurar atendimento médico especializado.

  • Gelvanes de assis disse:

    Boa tarde Dr.
    Fiz uma ultrassom e acusou um nódulo sólido hipoecoico, com 0,7 cm!
    A médica me encaminhou pra um endócrino, e tenho um histórico de diagnósticos de câncer em minha familia tanto materna quanto paterna, isso seria um fator de risco para câncer de tireoide?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Gelvanes. Em linhas gerais o câncer de tireoide raramente tem um componente genético assim determinado assim. Mas se a história familiar que você relata for de câncer na tireóide (ou seja, todos os seus parentes tiveram câncer de tireoide) aí acredito que seja relevante e uma biopsia seria importante. Sendo assim, acho muito importante você passar em consulta com médico especializado para tirar todas as suas dúvidas e avaliar a necessidade de biopsia. Boa sorte

  • Gelvanes disse:

    Boa noite Dr.
    Fiz uma ultrassom essa semana, e nela foi detectada a presença de um nódulo sólido hipoecóico, medindo 0,7 cm. E eu tenho muitos históricos de câncer em minha família, tanto materna quanto paterna, nenhum na tireoide, mas em diversos órgãos. Isso pode ser um risco pra esse nodulo ser um cancer câncer na tireoide?

  • Amanda disse:

    Esfregaços de punção aspirativa do lobo direito da tireoide hipercelular com células foliculares agrupadas em microfóliculos e muitas isoladas. Presença de algumas com aumento da relação núcleo/citoplasma, binucleadas e células de Hurtle. Observam-se funco com escasso coloide e moderadas hemácias.
    Atipias de significado indeterminado ( SISTEMA DE BETHESDA III)
    Foi indicado BIOPSIA CIRURGICA. Sera mesmo necessário?

  • Ariane disse:

    Olá doutor tenho quatro módulos dois do lado direito e dois do lado esquerdo no lobo direito tá medindo 0,6*04 *0,4*0,7cm o outro1,3*1,1*0,8cm no lobo direito 3,8*2,4*1,6 cm 0,8*1,0*06 e os exames de dangue deu tudo ok e a punção de benignina mas um deu instatisfatorio o endocrinologista disse que não precisa toma medição e nem operar só fazer revisão todo ano mas mas será que realmente a cirurgia n e necessária?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Ariane. É bem difícil de afirmar algo apenas com esses resultados. De toda forma, com um nódulo de aproximadamente 4cm eu não excluiria a cirurgia como uma opção de tratamento. Mas essa decisão deve ser realizada em consulta junto com o seu médico. Em linhas gerais se você não estiver sentido absolutamente nada (nem mesmo deformidade no pescoço por conta do nódulo) acompanhar apenas e deixar a cirurgia para o futuro pode ser uma opção boa sim. Mas muitas variáveis são importantes para definir a melhor opção para você.
      Procure um profissional de sua confiança que ele poderá te ajudar nesta decisão.

  • Camila disse:

    Oi boa noite doutor tenho hipertireoidismo 4 anos,tomo tapazol nesse periodo agora as coisas se agravaram mais pois ando passando muito mal mesmo com os remédios,tomo 90 mg por dia fora os bloqueadores que são 50 mg por dia,fiz um ultrassom essa sema e o resultado foi tireoidite o resultado ultrapassa 15 mm que chegou até 49 mm me ajuda por favor com alguma resposta

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Camila …
      As vezes os quadros de hipertireoidismo são bastante severos e sintomáticos. Como você já faz uso de tapazol há 4 anos acredito que seja interessante considerar uma outra possibilidade de tratamento. Existem modalidades de tratamento que são definitivos, ou seja, resolvem de uma vez. Existem duas opções: cirurgia e tratamento com iodoterapia. Cada uma tem coisas boas e ruins a serem consideradas, mas ambas resolvem o seu problema em definitivo. Sugiro muito fortemente que procure um profissional cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista. Eles poderão te orientar sobre a melhor escolha de tratamento para seu caso e poderão te acompanhar durante e após o tratamento. Boa sorte

  • cintia disse:

    Olá! Tenho dois nódulos na tireoide, um com 2 cm e um 5mm. Fiz a biópsia e o resultado foi indeterminado, apesar de terem sido encontradas células neoplásicas. A médica explicou que existe a chance de 50% de ser maligno e 50% de ser benigno. Fui encaminhada para cirurgia, entretanto estou com muitas dúvidas pois tenho medo de tirar a tireoide a toa. Devo fazer outra biópsia? o resultado pode ser diferente?

  • monica disse:

    boa noite o medico disse que tenho tireoidite de hashimoto e nodulos 30,8×19,1mm e outro com16,4×12,3mm ismo28x6mm tireoide total24,1cm cubico e o caso que cirurgio,to com medo puçsao de chamas2..o que fazer

  • Beibelane disse:

    Bom dia, Dr.
    Tenho 28 anos, um bebê de 3 meses, e estou com um nódulo na tireóide, medindo 5,6cm isoecogênico, sem halo, contornos regulares, sem calcificação em seu interior. Fiz o exame TSH e o resultado deu 1,28. Esse valor está normal ou preciso fazer uma biópsia?

  • Viviane moraes de oliveira disse:

    Doutor apesar de ano estar classificada em caso de paciente de alto risco, na minha ultrassom acusou um nodulo de 06. Cm sem halo e calcificação solido hipoecogenico isso pode ser cancer?

  • Vanessa disse:

    Bom dia doutor , fiz ultrassonografia da tireoide , sendo que estou com nódulos no lado esquerdo da tireoide, os dois maiores com 9cm cubicos e outro com 0.7 cm , no ultrassom deu chamas 3 na punção deu bethsa 3 para o maior , niveis de tsh t3 e t4 normais. sou professora e já sinto uma pressão na garganta, dando impressão que sempre está inflamada e voz anasalada. Será necessário cirurgia ou ainda fazer acompanhamento ? Histórico familiar de câncer, mama, próstata, leucemia e dois parentes de 2 graus com histórico de câncer tireoide e garganta . Moro no interior e tudo aqui é lento e demorado . Gostaria de uma orientação se procuro um especialista em cabeça e pescoço ou endocrinologista . Obrigada.

  • Taina disse:

    Doutor tenho um nódulo na tiroide de 21,4 cm. Se olhar e bem visível a olho nu. Me afeta bastante. Minha vida.. pode ocorrer uma cirurgia nesse caso? Obg

  • Rejane Cristina da Silva Ferreira . disse:

    Boa tarde! Acompanho um nodulo ha 3 anos. Ele esta medindo 0.8×0.6×0.8, contornos regulares, sem calcificacao, se halo e tem chammas IV. Vou fazer a PAAF. Estou muito preocupada por conta da chammas IV
    DESDE JA AGRACO A OPNIAO

  • Larissa Menezes disse:

    Estou com um nódulo a dois meses, realizei um exame de sangue e os resultados que analisa a tireóide deu dentro do normal : T3 1,01 , T4 – 7,34 e TSH – 0,66.
    O meu exame de ultrassom mostrou a presença de um nódulo cístico hipoecogenico 1,3 x 1,3 x 3,0 mm.
    Preciso me preocupar ? O médico não solicitou a biopsia

  • Excelente artigo, muito bom! Aproveita e também dê uma passadinha em meu Blog tenho dicas interesantes lá, acredito que vai gostar. Obrigada!!

  • Diva maria Almeida disse:

    Boa tarde

    Fiz um ultrassom e deu resultado de nódulo de 7 mm x 4 mm e o medico pediu um outro exame dopper pra fazer. Na minha tem caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *