Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Osteoporose pode ser causada por hiperparatireoidismo??

Osteoporose é o termo técnico para se referir a uma diminuição da quantidade de massa óssea. Na osteoporose o osso fica fraco com maior risco de quebrar, seja por acidente ou simplesmente nas atividades comuns do dia-a-dia.

Ela ocorre mais comumente, na mulher após a menopausa. Mas há outras causas que devem ser investigadas. Recentemente, a baixa massa óssea em homens e em mulheres mais jovens ganhou destaque nos estudos médicos, apesar de ter uma ocorrência mais incomum.

Osteoporose pode ser causada por hiperparatireoidismo?? - Medprimus Clínica Médica

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é um doença silenciosa que raramente apresenta sintomas. A fratura é o principal sintoma. Os principais locais de fratura são:

  1. Bacia: colo do fêmur.
  2. Punho: fratura do rádio.
  3. Coluna: fratura de vértebras.
  4. Braço: fratura de úmero.

Como acontece a osteoporose?

Pode ocorrer tanto por uma baixa capacidade de adquirir massa óssea durante a vida, ou mais comumente, por um excesso de perda de osso.

As causas de perda massa óssea são:

  1. Deficiência de estrógeno: O estrógeno é um hormônio feminino que ajuda na regulação entre ganho e perda de massa óssea. A redução do estrógeno ocorre nas mulheres com a menopausa.
  2. uso de medicações.
  3.  Hiperparatireoidismo.

O que é hiperparatireoidismo?

O hiperparatireoidismo é uma doença causa por um tumor da glândula paratireóide (que fica localizada no pescoço ao lado da glândula tireóide). Essa glândula produz um hormônio chamado de paratormônio ou PTH. O PTH  retira o cálcio do osso e o coloca no sangue.

O tumor na glândula paratireóide faz aumentar a produção de PTH, o que aumenta a perda de cálcio dos ossos. Ao longo do tempo, o osso torna-se fraco e com osteoporose.

Estima-se que o hiperparatireoidismo acometa 50 a cada 100.000 pessoas, mas ocorre principalmente em mulheres entre 50 e 65 anos. Além da osteoporose, o hiperparatireoidismo pode causar pedras nos rins, alterações intestinais (como obstipação, má digestão e azia), irritabilidade, perda de memória, entre outros.

Não é incomum a investigação de uma paciente com osteoporose revelar a presença de um tumor na paratireóide.

Apesar de parecer um diagnóstico ruim, o tumor da paratireóide não é maligno! É tratado através de uma cirurgia com elevadas taxas de cura. Nessa situação, a massa óssea tende a aumentar após a cirurgia melhorando os sintomas da osteoporose e diminuindo os riscos de fratura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *