Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Otite no verão: saiba como evitar as dores de ouvido!

O verão também é período de otite, a temida dor de ouvido.

As otites podem ser de 2 tipos:

  1. Otite externa: ocorre quando a inflamação ou infecção atinge a pele do canal externo do canal auditivo.
  2. Otite média: quando a inflamação ou infecção atinge a parte atrás do tímpano,a orelha média. Neste local estão sitiados os ossiculos do ouvido ( martelo, bigorna e estribo).

Otite externa

No verão, as otite externa é mais frequente. Isso ocorre pois, na estação do calor, a frequência de mergulhos em piscina e mar aumentam. A presença de água dentro do canal deixa a pela mais úmida, remove a defesa natural de gordura da pele o que facilita uma infecção.

Além disso, o uso de algum objeto (hastes flexíveis, tampas de caneta, palitos etc) para “ajudar” a secar o ouvido ou tirar a água que entrou, piora o quadro. A pele, já sensível, sofre um trauma e a infecção se inicia.

Ai, como dói!

A otite externa tem como principal sintoma a dor de ouvido, que pode ser muito intensa. Diminuição da audição e saída de secreção dos ouvidos também podem ocorrer. A febre não é frequente nestes casos. O canal auditivo fica inchado, estreito e muito sensível, até para tocar na orelha.

Tratamento

Para tratar as otites externas são utilizados anti-inflamatórios e analgésicos para controle da dor. Antibióticos são prescritos na forma de gotas otológicas ou por via oral, nos casos mais graves.

A perda auditiva nesta infecção é transitória e desaparece após o início do tratamento.

E como prevenir?

Para evitar uma otite externa devemos:

  1. Secar bem os ouvidos após os mergulhos: podem ser usadas toalhas ou secador de cabelos em temperatura baixa ( e a uma distância segura das orelhas);
  2. Não utilizar hastes flexíveis ( ou qualquer outro tipo de objeto) para secar ou limpar as orelhas!;
  3. Em caso de coceira: coce a orelha apenas externamente.
  4. Na duvida: procure um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *