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Não sinto cheiro desde que tive Covid19! O que faço?

A perda da capacidade de sentir cheiro, ou olfato como chamado pela ciência,  é um dos principais sintomas da Covid19. Há vários graus para essa perda e ela pode ocorrer em qualquer fase da doença ou até não aparecer! Para ler mais sobre Covid 19 clique aqui.

Em muitos casos a perda do cheiro vem associada a perda do sabor (ou paladar). O que a ciência percebeu recentemente é que, em muitos casos, a perda de olfato pode durar meses, mesmo após a pessoa ter se curado da covid 19.

O que ajuda a combater essa sequela é uma série de exercícios, uma espécie de fisioterapia de cheiros.

Tipos de perda de olfato

Perder o olfato pode afetar a qualidade de vida, e leva, em alguns casos, a isolamento e até problemas emocionais como a depressão.

Há vários tipos de perda de olfato:

  • Anosmia:  é uma ausência completa do olfato. 
  • Hiposmia:  é um olfato reduzido.
  • Parosmia:  é um olfato distorcido, ou seja, sente um cheiro “bom”mas o cérebro interpreta como “ruim” ou vice versa.
  • Fantosmia: é quando você sente cheiros que não existem

A perda do cheiro também pode afetar a sensação do sabor ou paladar. Muitas pessoas confundem a perda do olfato com a perda do paladar (ageusia). No caso da Covid19 a perda do paladar é o que chama atenção para a perda do olfato na maioria das vezes.

Causas de perda de olfato

Além da Covid 19 há outras causas de perda de olfato que devem ser investigadas. São elas:

  1. Gripes e Resfriados: outros vírus podem afetar o nervo olfatório. Isso não é exclusivo do coronavirus!
  2. Trauma: batida na cabeça ou nariz pode causar perda de olfato.
  3. Doenças neurológicas: Parkinson, Demência e Alzheimer podem ter redução ou perda do olfato. Nestes casos o treinamento traz bons resultados tanto para o cheiro quanto a memória.
  4. Doenças nasais: sinusites e rinites crônicas afetam a percepção de cheiro.

O que é o treinamento do olfato?

É uma “fisioterapia” para o cheiro. A técnica consiste em estimular o nervo olfatório e as conexões cerebrais com aromas específicos e assim ajudar na sua recuperação.

Como fazer o treinamento do cheiro (olfativo)?

São utilizadas 4 fragrâncias de óleos essenciais para estimulo do olfato.

Os aromas sugeridos são: rosa, eucalipto, limão e cravo.

Cada essência deve ser inalada por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre cada uma. O treinamento deve ser feito 2 x ao dia durante 24 meses para que haja tempo de recuperação da sensação do cheiro e da comunicação com o cérebro.

Por conta do distanciamento social imposto atualmente podem ser usadas fragrâncias “domésticas” o que torna a realização do treinamento mais fácil. Algumas sugestões abaixo:

  1. Café;
  2. Cravo;
  3. Mentol;
  4. baunilha;
  5. Menta ( pasta de dente);
  6. Vinagre;
  7. Tangerina ( suco). 

O modo de uso das “fragrâncias domesticas” é o mesmo das essências em frequência e tempo. Deve-se ter cuidado apenas em escolher aromas que não causem irritação no nariz para evitar o desenvolvimento de rinite.

Mesmo que você não sinta o cheiro de nada nos primeiros dias é importante fazer o treinamento. Isso porque um nervo danificado tem uma boa chance de se reparar e o treinamento é a maneira de ajudar isso a acontecer mais rápido.

Estudos recentes mostram que os pessoas que usam o treinamento olfativo se saem melhor nas áreas de identificação de cheiros do que aquelas que não fazem nenhum treinamento.

Outros tratamentos?

Há outros tratamentos possíveis para a perda de olfato. Os medicamentos podem ser prescritos caso a caso e dependem de avaliação e seguimento com médico otorrinolaringologista. 

Vou recuperar meu olfato?

Um estudo brasileiro mostra que a maioria dos casos de perda de olfato melhora e que apenas 5% dos casos não apresenta melhora alguma. De qualquer forma, o tratamento precoce ajuda essa recuperação e deve ser feito com orientação médica.

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