Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Coronavírus: dicas sobre o COVID19!

O coronavírus se disseminou pelo mundo. Em momentos de pandemia, como a que vivemos atualmente, surgem muitas dúvidas. O que fazer, o que funciona ou não para a prevenção da doença. Confira abaixo alguns mitos e verdades que podem te ajudar! Se quiser ler mais clique aqui ou aqui!

  1. Pessoas de todas as idades podem ser infectadas. Idosos e pessoas com doenças preexistentes  (como asma, diabete, doença cardíaca, imunossuprimidos etc) são mais vulneráveis à doença grave pelo coronavírus. Isso não quer dizer que crianças, jovens e pessoas sem doenças de base estejam imunes.
  2. A forma grave da COVID19 é a pneumonia viral e insuficiência respiratória.
  3. Clima frio e neve não matam o coronavírus.
  4. Coronavirus pode ser transmitido em áreas de clima quente e úmido.
  5. Picadas de mosquito não transmitem o COVID19.
  6. Não há evidência de que animais de estimação (cães e gatos) transmitam a doença.
  7. Tomar banho quente não impede a infecção.
  8. Secadores de mãos nos banheiros não matam o vírus: para isso use água e sabão!
  9. Luz ultravioleta não deve ser usada para esterilização e pode causar irritação cutânea.
  10. Os scanners de temperatura ( termômetros)  detectam apenas se a pessoa tem febre e não se tem coronavírus.
  11. Vacina conta gripe ou contra Pneumococo e Haemophilus influenza tipo B não previnem contra infecção do COVID19. Mas as vacinas devem ser tomadas para previnir outras doenças!!!!
  12. Não ha evidência de que lavagem nasal previna especificamente contra infecção de coronavírus. Porém, a lavagem nasal ajuda na remoção de agentes nocivos inalados entre eles vírus e bactérias. Dessa maneira, lavar o nariz em época de pandemia ajuda na prevenção de outros problemas respiratórios e pode ajudar na prevenção do COVID19 (faltam estudos específicos!)
  13. Não há evidência de que alho ou gengibre previnam infecção por COVID19.
  14. Antibióticos não atuam contra vírus, só tem efeitos contra bactérias. Não adianta usar essas medicações para tratar o vírus.
  15. Até o presente momento não há medicações recomendadas para a prevenção de coronavírus.
  16. Isolamento social é o único meio de evitar propagação da infecção! Portanto é verdade que a quarentena e ficar em casa reduz a chance de ter infecção.
  17. Aperto de mão, abraço e beijo passam coronavirus.
  18. Álcool gel ou álcool a 70% matam o vírus tanto quanto lavar as mãos com água e sabão. A limpeza doméstica pode ser feita com água sanitária, álcool e água com sabão.
  19. O COVID19 sobrevive fora do corpo humano e fica em superfícies como plástico, metal e etc. Também sobrevive em aerossol por cerca de 4 a 9 horas. Portanto, gotículas liberadas no espirro, tosse e contato de menos de 1,5 metro de distancia com alguém contaminado pode transmitir a doença!
  20. Não há certeza se ibuprofeno realmente piora a infecção: a recomendação é o bom senso! Se possível, evite seu uso neste momento e opte por outros analgésico e antitérmicos!
  21. Hidroxicloroquina ou cloroquina, um medicamento usado para diversas doenças não tem evidência comprovada de ação contra o COVID19. Esse medicamento não deve ser usado sem recomendação médica.
  22. Procure o hospital se apresentar FEBRE, TOSSE E FALTA DE AR. Na ausência destes sintomas converse com seu médico antes!

#ficaemcasa

FONte: www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-the-public/mythbusters.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *