Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

COVID19 – Saiba tudo no nosso ebook!

Os sintomas relacionados à infecção do covid19 são variáveis , desde quadros assintomáticos até casos mais graves, com insuficiência respiratória, por exemplo. Cada indivíduo responde de uma maneira à exposição ao vírus, porém notou-se que pessoas idosas e com comorbidades são o principal grupo de risco.

O quadro pode ter febre, tosse ( inicialmente seca e mais irritativa), mialgia ( dor intensa pelo corpo e cansaço). Notou-se também em alguns pacientes perda do olfato – anosmia. 

Podem ocorrer sintomas gastrointestinais, tais como diarréia e dor abdominal: o que chama  atenção em comparação ao quadro de influenza, que não costuma apresentar descrição esse tipo de sintoma.

Ainda não se sabe o motivo pelo qual as crianças, que normalmente são parte do grupo de risco de infecções por vírus respiratórios, estão apresentando em sua grande maioria ( 90 % dos casos) quadros leves, moderados ou assintomáticos. Porém, mesmo não pertencendo ao grupo de risco, as crianças , assim, como os adultos podem ser propagadores do vírus, nos casos de quadros assintomáticos.

Nas Crianças

Temos até o momento poucos dados estatísticos pediátricos, já que são apenas 4 meses que o vírus foi detectado e as crianças foram pouco afetadas ao redor do mundo.

Sabe-se que  em torno de 90% dos casos não há necessidade de internação, sendo possível o acompanhamento domiciliar. Os 10 % restantes apresentam quadros mais graves, como pneumonia, necessitando de internação.

Os bebês abaixo de 1 ano necessitam de uma atenção especial sempre, devido à baixa imunidade e restrita capacidade pulmonar. Além disso, assim como nos idosos, crianças com doenças associadas, tais como cardiopatias ou distúrbios respiratórios são mais susceptíveis à infecção.

Não existe nenhum tratamento específico para infecção pelo covid – 19. Alguns estudos iniciais estão sendo feitos, mas ainda não existe um consenso.

O mais importante é o monitoramento dos sintomas, principalmente padrão respiratório. No casos de dificuldade para respirar, procure um serviço médico. Em casos leve e moderados, o seguimento pode ser domiciliar, mas de preferência, com acompanhamento médico à distância.

Nosso Ebook!

Para mais informações sobre covid – 19 em crianças, baixe gratuitamente nosso e-book.

Ou leia mais clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *