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Quais os melhores exercícios físicos para crianças?

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O exercício físico regular deve ser estimulado pelos pais desde os primeiros anos de vida.

A partir dos 6 meses de idade é possível colocar o bebê para aulas de natação, por exemplo. A partir dos 4 – 5 anos, atividades tradicionais como judô e ballet já são bem compreendidas pelos pequenos.

Às vezes, exercício físico se confunde com ‘fazer academia’…

Muitas pessoas entendem por academia, simplesmente a musculação. Porém, hoje a visão é bem mais ampla! Academia pode englobar um treinamento funcional, sem uso de aparelhos, como é o modelo tradicional. Dessa maneira, crianças a partir de 4 a 5 anos podem fazer esse tipo de exercício fisico, claro que com uma abordagem lúdica!

Para crianças de até 14 anos sugere-se não utilizar pesos durante os exercícios físicos. Dessa forma podem ser trabalhados equilíbrio, coordenação motora, velocidade e força com exercícios  fisicos que utilizem o próprio peso do corpo da criança.  Importante manter a parte lúdica, principalmente nos menores de 10 anos. Nas maiores, a questão competitiva pode ser colocada mais fortemente, de uma forma saudável, é claro, tanto para o corpo como para a mente.

A partir dos 14 anos pode ser realizada a musculação tradicional . Porém não há consenso sobre o uso de pesos para os treinos. O peso deverá ser avaliado por um profissional da área para que não ocorra sobrecarga, mas a princípio não se deve almejar a carga máxima.

Os exercícios físicos devem ser feitos respeitando-se o perfil e ritmo de cada criança ou adolescente. Deve-se tentar ao máximo colocar a criança em alguma atividade que lhe dê prazer.

 

exercicio fisico

Exercício físico regular traz muitos benefícios!

Fisicamente promove aumento da massa magra e redução do tecido adiposo. Isso tem reflexo profundo na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial, aumento de colesterol e todas as outras doenças relacionadas a longo prazo, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  As atividades de impacto aumentam a massa óssea também, prevenindo a longo prazo a osteoporose.

Porém os benefícios da prática esportiva vão muito além do físico. O senso de responsabilidade, disciplina, dedicação, foco são tão importantes quanto o aspecto físico. Inserir esse tipo de hábito precocemente causa um impacto para o resto da vida, por tudo que o esporte oferece, tanto fisicamente como psicologicamente.

Mas, o mais importante é dar o exemplo…

…pois as crianças agem muito por imitação das atitudes dos pais. Não adianta apenas falar, tem que agir! Passamos por um momento crítico, onde a tecnologia tomou um espaço gigantesco nas nossas vidas e de nossos filhos também. Por isso, incentivar à prática esportiva desde a infância é fundamental para manter em equilíbrio  a saúde mental e física.

E por último, sempre procure orientação de um profissional da área de educação física e de pediatria. Caso a criança ou adolescente faça exercício físico sem supervisão podem ocorrer lesão muscular ou óssea, por sobrecarga e até atrapalhar o crescimento. Não siga modismos, pois isso pode prejudicar a saúde do seu filho!!!!

Colaboração : Prof. William Costa – Educador Fisico

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