Lavagem nasal com soro fisiológico ganhou recentemente bastante destaque na ciência.
Isso ocorreu, pois, lavar o nariz é comprovadamente um método eficaz no tratamento e prevenção de doenças respiratórias.
Como a lavagem nasal age?
Para entender como a lavagem nasal funciona, precisamos entender primeiro como o nariz defende nosso corpo.
O nariz é revestido pelo epitélio respiratório ciliado recoberto por muco nasal. Seria com o um grande tapete, em que cada “pelinho” do tapete corresponde a um cílio nasal. Agora, imagine um gel sobre este tapete…. este gel é o muco nasal. É no muco que estão os anticorpos para a defesa inicial do nosso corpo. Os cílios nasais batem e empurram o muco para a garganta para ser engolido.
Durante a respiração inalamos grande quantidade de vírus, bactérias e alérgenos (poeira, ácaros, etc) que ficam presos no muco e são destruídos pelos anticorpos. A exposição cada vez maior a variações climáticas, ambientes com ar condicionado entre outros irritantes nasais promovem um ressecamento nasal, o que dificulta a defesa nasal natural do nariz. É neste momento em que ocorrem gripes, resfriados e crises de rinite! ( para ler mais sobre crises de rinite clique aqui!)
Uma maneira de auxiliar a defesa do organismo é através da lavagem nasal.
O soro fisiológico para lavagem nasal atua de várias maneiras no nariz.
Nas crianças temos que considerar ainda uma dificuldade inata em assoar o nariz e limpar adequadamente essas impurezas. A lavagem nasal entra justamente para auxiliar esse mecanismo de defesa, ao remover mecanicamente essas impurezas.
Quando fazer a lavagem nasal?
A lavagem pode ser feita sempre que necessário. De acordo com estudos científicos devemos realizá-la de maneira preventiva pelo menos 2 vezes ao dia.
Quando ocorrer uma infecção respiratória a lavagem deve ser aumentada para 4 a 6 x ao dia para ajudar o reestabelecimento da adequada função nasal.
Deixe uma resposta