Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Máscara: quando usar na pandemia.

Vivemos uma pandemia de um vírus respiratório. O novo coronavírus se espalhou rapidamente por diversos países e recomendação atual é uso de máscara facial em todos os ambientes públicos. Saiba mais sobre o Coronavirus.

Mas porque devemos usar máscara?

Ao usarmos máscara em ambientes públicos reduzimos a transmissão de vírus. Para se ter uma idéia quando falamos liberamos partículas de saliva que podem conter vírus respiratórios que podem atingir ate 1 metro de distância. A tosse pode projetar partículas a 1,5m enquanto que o espirro atinge 2 metros. Por isso as orientações de higiene respiratória ( tossir no cotovelo dobrado ou em um lenço de papel descartável) são recomendadas. O uso de máscara reduz essa transmissão e retém essas partículas.

Qual máscara devo utilizar?

Há vários tipos de máscara disponíveis no mercado. Para resumir as mais utilizadas são as máscaras cirúrgicas, as N95 e as de pano. As duas primeiras são as utilizadas por profissionais de saúde por conferirem maior poder de filtração de partículas respiratórias. As de pano tem seu uso difundido grandemente entre os orientais.

Para que serve uma máscara de pano??

Toda máscara fornece uma barreira de defesa. As de pano fornecem barreira física para você não transmitir vírus para outras pessoas. Permite que partículas maiores de secreções, que contem mais  vírus, geradas durante tosse ou espirros ou até durante uma conversa, fiquem presas a máscara.  Isso diminui a quantidade de vírus no ar e reduz a chance que outra pessoa seja contaminada.

Para que as máscaras de pano surtam efeito de proteção e impeçam a disseminação do vírus TODOS devem utilizá-las.

 Mas, as máscaras de pano são a melhor opção?? 

Não!! Elas tem uma capacidade de bloquear apenas 30% do que é inalado. Mas qualquer proteção física é melhor que nenhum proteção.

 Mas se ela não é a melhor porque devo usá-la???

Porque estamos em um momento de pandemia em que todos os países necessitam de máscaras cirúrgicas simultaneamente!! E elas já  estão em falta nas unidades de saúde. Justamente para os profissionais mais expostos a contaminação! Ao utilizar as máscaras de pano, haverá máscara cirúrgica disponível para os médicos e pessoas contaminadas com suspeita da COVID19.

 

Por isso podemos reduzir a propagação do vírus através do uso de máscaras de pano! Medprimus Clinica

Como faço uma máscara de pano??

O Ministério da Saúde recomenda que tenha dupla face, ou seja, tenha duas camadas de pano.

  1. O tecido pode ser algodão, tricoline, papel toalha, panos reutilizáveis. 
  2. Elas devem cobrir o nariz e a boca de modo que fiquem bem ajustadas ao rostos e deixar espaço nas laterais.
  3. Seu uso é individual, ou seja, não pode ser dividida com ninguém.
  4. Deve ser trocada ao ficar úmida.
  5. Para lavar: utilizar agua e sabão ou água sanitária. Deixar de molho por 20 minutos.

MAS ATENÇÃO:

Usar qualquer tipo de máscara não significa deixar e lavar as mãos com água  e sabão. Pode ser utilizado álcool em gel caso não seja possível lavar.

Não tocar com as mão na parte da frente da máscara. Isto contamina a máscara e as mãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *