Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Nódulos de Tireóide: benigno tem que operar??

Cerca de 80 a 85% dos nódulos de tireoide são benignos. A maior dificuldade que temos é de conseguir determinar isso, com certeza,  antes da cirurgia.

Nódulo benigno tem que operar?

Os nódulos de tireoide benignos podem precisar de cirurgia. Isso ocorre se houver uma suspeita de que seja maligno. O principal motivo da dúvida é quando ocorre um crescimento do nódulo.

Os nódulos benignos costumam aumentar de tamanho lentamente, e, ao longo dos anos podem apresentar um aumento importante. Conforme os nódulos vão crescendo, eles tendem a causar dificuldade para engolir, sensação de peso ou um desconforto na garganta, abaulamento de pescoço e, em último caso, dificuldade para respirar. Neste caso, mesmo sendo benignos terão indicação de cirurgia em decorrência dos sintomas que causam.

Porém, se um nódulo apresneta crescimento mais rápido gera uma dúvida se ele é realmente benigno!

Neste casos,  a cirurgia torna-se necessária por ser um caso suspeito. E que, ao final do procedimento,  pode mostrar-se benigno.

Sempre que se fala de tireoidectomia (retirada da glândula tireóide), logo pensamos em câncer. Caso queira ler mais sobre câncer de tiroide clique aqui!

É verdade que nos últimos anos os casos de câncer de tireóide aumentaram muito, mas ainda assim os casos benignos representam a maioria dos casos de cirurgia da tireóide.

Tratamento dos nódulos benignos

Não existem remédios para diminuir ou prevenir que os nódulos aumentem. Por isso o seguimento médico é importante.

A cirurgia pode ser sempre realizada quando os nódulos se tornam sintomáticos ou aparentes no pescoço ou quando crescem tanto que começam a ocupar espaço dentro do tórax.

Porém, a cirurgia também pode ser realizada mesmo sem sintomas, de uma forma preventiva, a fim de se evitar sintomas no futuro.

O tratamento dos nódulos de tireóide é complexo e deve ser realizado em conjunto com seu médico.

Leia mais sobre nódulo de tireoide! Clique aqui

Comentários

  • MariMaria disse:

    Obrigado…Grande artigo.

  • Raiani Papini disse:

    Olá, boa tarde.
    Tenho um nódulo no lobo direito de 1,23 , hiperecogênico, heterogêneo. Preciso retirar devido ao tamanho?
    Obrigada.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Olá Raiani, simplesmente por conta do tamanho (suponho que seja 1,23cm?) não há a necessidade! No entanto outras características podem justificar a retirada como por exemplo a velocidade de crescimento, doenças associadas como hipertireoidismo e, é claro, o resultado da biopsia. Sugiro conversar com seu médico e definir a melhor conduta para sua situação. Boa sorte

  • MICHELLE MOUTINHO DOS SANTOS MORAIS disse:

    Olá. Tenho um nódulo na tireóide de 1’7 por 1’9, só tocar já dá para senti lo. Sinto um incomodo. Mas mais não sei se e da esôfagite ou do nódulo. Posso tirar este nódulo para prevenir danos futuros?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Michelle. Esta é uma decisão que você deverá tomar em conjunto com seu médico. Pode ser que os sintomas que você descreve sejam do nódulo da tireoide sim. Apenas com essas informações é bastante dificil dar um parecer, por isso uma consulta com um médico da sua confiança é importante.

  • Rosenildes disse:

    Boa noite,tenho 5 nódulos na tireóide, há mais ou menos 5 anos, sempre fiz usg e ultimamente sinto o aumento, do logo direito e um desconforto grande, tenho muito medo, já fiz uma punção há um tempo e deu benigno, tem risco de virar maligno?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Rosenildes. O risco de virar maligno existe mas é bastante raro de acontecer. O seu relato, na verdade, é bastante comum e os nódulos da tireoide se comportam assim mesmo, crescendo ao longo dos anos. Como você apresenta sintomas cervicais relacionados a esses nódulos, pode ser que seja o momento de pensar em algum tratamento cirúrgico. Minha sugestão é a Sra converse com seu médico. Ele poderá te ajudar

  • Giovana Ferreira dos Santos Fogaça disse:

    Olá tenho 21 anos, tenho um nódulo na tiróide de 2, 4cm e de 7,2gramas. Fiz a biopsia e deu benigno, meu médico disse que é pra gente ir acompanhando.
    Mais sei lá me sinto em segura, será que devo operar logo?
    Desde já obrigada.

  • Olá tenho 21 anos, tenho um nódulo na tiróide de 2,4cm de 7,2gramas, fiz a biopsia e deu benigno.
    Meu médico disse pra gente ir acompanhando, e que não é preciso operar agora.
    Mais sei lá me sinto em segura, será que já posso operar? O tamanho do nódulo é grande né ?
    Desde já agradeço.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Giovana. Não há um número mágico de tamanho que defina cirurgia. No caso de nodulos benignos as principais caracteristicas em consideração para se definir sobre a necessidade de cirurgia são : tamanho, velocidade de crescimento ao longo do tempo, se causam sintomas como dificuldade para engolir ou se causam deformidade estética no pescoço. Converse com seu médico! Ele poderá te ajudar neste definição.

  • Merenildes disse:

    Minha filha tem um nódulo que cresceu muito fez punção e deu benigno esse nódulo pode virar cancer

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Merenildes. Não há tanto risco de transformação de algo benigno em maligno. Isso pode ocorrer mas usualmente demora muito e muitos anos para ocorrer. O maior risco na verdade é de erro na interpretação da punção. Entenda, todos os resultados da punção podem ser benignos ou malignos em maior ou menor grau; mas a chance nunca é ZERO. Mesmo a punção benigna tem cerca de 4% de risco de, na verdade, ser maligno. Esse é o motivo de ser necessário seguimento e acompanhamento constantes. Converse com seu médico, ele poderá te ajudar

  • leticia disse:

    tenho dois nodulos (de agua) no pescoço um de 4,9 cm e outro 0,6 fiz a punçao e deu benigno os dois, nao sinto nada, e necessario a retirada ? e é urgente?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Letícia. A retirada não é obrigatória não. Mas acredito que um nódulo de 5cm cause alguma deformidade no pescoço. Quando e se ele te incomodar, a retirada pode ser uma solução. Mas não é urgente não.

  • Bom dia tem no meu pescoço 8 nodulos sendo dois grande de 13 cm.
    Fiz a punção estou aguardando o resultado, mais o meduco disse que não tem indicio de câncer, e antes da punção eu sentia dor no pescoço.
    Sera necessário cirurgia?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Kênia. Mesmo os nódulos sendo benignos a cirurgia pode ser necessária sim, a depender do tamanho geral da glândula e dos sintomas que ela cause. Com tantos nódulos assim na glândula ( oito no total) a cirurgia acaba sendo necessária em algum momento para resolução de sintomas. Esta decisão deverá ser tomada com o auxilio de um médico para ter ajudar a determinar o melhor momento para a realização da cirurgia.

  • ELENILDE MIRANDA DE SOUZA disse:

    Boa noite! Tenho dois nodulos na tireoide, sendo que o maior tem a seguinte descrição: Nódulo sólido hipiecogenico de contornos regulares com calcificacoes grosseiras sem halo medindo 16x15x11mm.
    Médico pediu punção, mas tem risco de ser maligno?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Elenilde … boa tarde.
      Infelizmente existe o risco sim, sendo justamente este motivo que motivou seu médico a solicitar a biopsia. Ele está correto ao solicitar o exame. Espero que tudo ocorra bem. Boa sorte

  • Manuela Aguiar lopes disse:

    Boa noite Dr, tenho nódulo há 5 anos só que nessa último mês estou tendo muito desconforto na garganta, falta de ar, dificuldade quando como. As vezes tenho a impressão que a comida ficou pressa na garganta e começo a me agonia. O tamanho está 2.2cm 1.8 cm. Fiz a pulsão deu benigno. Será melhor operar? Pois no decorrer desses anos nunca tinha sentido esses sintomas e HORRÍVEL. Desde já agradeço se vc me responder.

  • Catarina disse:

    Boa noite Dr. Murilo!
    Tenho um nódulo de 4 cm, tenho 27 anos, fiz duas biopsias e o resultado deu benigno, no entanto deixei o caso seguir para cirurgia. Acha que fiz bem?

    Obrigada.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Olá Catarina. Complexo responder assim, mas acredito que cirurgia seja uma opção de tratamento no seu caso. A melhor pessoa para conversar com você sobre isso é sem duvida seu médico. Boa sorte e espero que tudo ocorra bem.

  • Jurema disse:

    Boa noite, tenho um nódulo hipoecoica, de contorno regular, forma oval, sólido medindo 21×10 mm com vascularização predominante periférico, o médico pediu biópsia, eu posso ter câncer ou necessidade de cirurgia?

  • Rejane Cristina da Silva Ferreira . disse:

    Boa noite ano passado em maio meu nodulo na tireoide era 0.6×0.4×0.6
    Agora em fev de 2019 deu 0.8×0.6×0.8
    Degeneracao cística. Vc acha que está em crescimento acelerado? Chamma IV

  • Leia oliveira disse:

    Tenho 1 nódulo tiróide direito fiz biópsia porém deu que não tem malignidade porém médico disse: que não há necessidade de fazer operação . Só fazer exames de seis seis meses . Será que preciso passar em outro médico pra ver si preciso ou não operar

  • Ariane disse:

    Boa noite Dr Murilo ,meu exame de TSH deu 6,67 a dois anos fiz todos os exames e não deu nenhuma alteração neles , aí devido a esse resultado eu fui por conta fazer um ultrassom da tireóide ,em imagem apareceram dois nódulos um no lobo esquerdo 1,3×0,7×0,9 cm no terço inferior e outro lobo direito 3,0×1,7×2,0 no terço inferior são nódulos isoecogenicos com margens bem definidas mais largo do que alto e fino Halo anecoico ao redor, ao doppler evidenciou vasos na periferia e no Interior de padrão vascular 3 ,o parênquima mostra moderada hipervascularização ,laudo deu tireóide de dimensões aumentadas com alterações texturais peso estimado de 38,6g ,tenho médico daqui uns dias mais estou muito preocupada poderia me explicar melhor o que realmente tenho quais os riscos??

  • Adriana disse:

    Olá dr.tenho um nódulo de 4.4cm na tireóide com indicação cirúrgica resultado da punção categoria II… É mesmo necessário retirar a tireóide?E vários outros nódulos pequenos não puncionaveis…

  • Michele Aparecida Godinho Matias disse:

    Boa noite..
    Fiz ultrassom deu dois nódulo tiroidianos um lado direito 0,05cm ( tirads 4) e outro lado esquerdo 0,07cm (tirads 6) ..São pequenos mais tive ca de mama em 2016 ah algum risco , seria melhor fazer cirurgia?
    desde ja grata

  • Rita Figueiredo Dantas Surgek Ferreira disse:

    Olá doutor mim tira uma dúvida, meu exame deu assim N1 nódulo sólido com áreas cisticas de permeio hipoecogenico com fino halo de edema além de focos ecogenicos de permeio medindo 1,5×0,9cm localizado no terço inferior do lobo direito e o N2 as mesma característica só que medindo 0,5×0,4cm isso é caso cirúrgico

  • Meire disse:

    Tenho nódulos não sei os tamanhos tenho dificuldade de engolir quando engulo minha papada aumenta mas tbm tenho mas estar dores no corpo lentidão mal estar geral pode ser devido aos nódulos?

  • Olá fiz uma ultrassom da tiróide…O resultado foi
    Tiróide tópica, apresentando lobos com contornos irregulares e textura heterogênea
    Lobo direito 58x24x23 mm(vol):16cc nódulo sólido isoecoico no terço inferior 17mm: lobo esquerdo ,50x20x18mm (vol):9.0cc
    Estimo :3mm
    Volume 25cm3
    Ausência de linfonodomegalias nos planos cervicais profundos e sulco traquéo esofágico…. segmentos das artérias carótidas e veias jugulares normais…. planos musculares e partes moles adjacentes de aspecto preservado
    Impressão: Bócio difuso ,com nódulo sólido em lobo direito

  • Aqui é a , Cristina Nunes eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Ana Cristina disse:

    Olá, tenho 20 anos, fiz ecografia cervical e são visíveis 3 nódulos, um de 8mm e 2 com aproximadamente 2 a 3 mm cada, as análises dizem que não ha alterações na tiróide, Tenho dificuldade em engolir, será que operar é uma possibilidade?
    Obrigado.

  • Ana Cristina disse:

    Olá, tenho 20 anos, fiz ecografia cervical e são visíveis 3 nódulos, um de 8mm e 2 com aproximadamente 2 a 3 mm cada, a tiróide tem um tamanho de um dos lados com 44x(não sei ao certo) e do outro 49x(tamb não sei ao certo) mas as análises dizem que não ha alterações na tiróide, Tenho dificuldade em engolir, será que operar é uma possibilidade?
    Obrigado.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Ana Cristina. Apenas com essas informações é muito difícil concluir algo. Mas, pelo seu relato, acredito que a causa da sua dificuldade para engolir não esteja relacionada as alterações descritas no ultrassom. De qualquer forma, sugiro que procure um médico especialista para que ele possa avaliar tanto a glândula tireoide como essa dificuldade em engolir. Boa sorte

  • Alessandra Monique Carrilho disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida já faz uns 2 anos que estou com 4 módulo na tireóide são beligno e já faz um ano que espero pela a cirurgia para a retirada dos módulos mas como que pelo SUS é tudo demorado e difícil não sei mais quanto tempo vou ter que esperar e agora sinto encômodo muito grande na garganta tenho dificuldade de engulir e muitas das vezes até engasgo e senti que aumentou também será que o caso de operar com urgência ou não tem problema espera que não vai acontecer nada de grave estou com muito medo

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Alessandra. Os nódulos de tireoide crescem mesmo com o passar do tempo, isso não é necessariamente motivo de preocupação. Claro que se os nódulos aumentaram a ponto de você começar a ter sintomas locais, uma reavaliação do seu médico pode ser necessário. O SUS não tem capacidade de tratar a todos de maneira correta, mas infelizmente é o que temos. Boa sorte.

  • Olá Boa Noite, passei no pronto socorro que estava sentindo muito desconforto e dor no pescoço e fora que está bem inchado, deu no ultrassom nódulo cístico medindo 38 x 23 x 28 mm tá muito grande? O meu e um caso de cirurgia? 😓😓😓

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Miriam. Apenas com essas informações é muito difícil de determinar a necessidade da cirurgia. Mas em geral, nódulos deste tamanho requerem algum tratamento cirúrgico sim. Mas antes disso, algumas etapas devem ser observadas, como biopsia do nódulo e avaliação pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

  • Edna Araújo disse:

    Tenho tireóide, é benigna
    lobo esquerdo: volume de 13.1ml
    Lobo direito: volume 10.1 ml
    Glândula tireóide aumentada(24.8ml)
    Pode ser caso de cirurgia?
    Sinto muito incômodo, como falta de ar, sensação de sufocamento como se tivesse engasgado com carne.

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Edna. A glândula tireoide pode aumentar de tamanho mesmo sem nódulos aparentes ao ultrassom. O aumento da glândula pode sim causar sintomas de compressão na região dos órgãos do pescoço, que são exatamente os que a Sra relata; pressão, sufocamento, dificuldade na hora de engolir, etc. Uma cirurgia com a retirada da glândula pode ajudar a aliviar esses sintomas, sim. Obviamente, a cirurgia não é obrigatória, e vários elementos devem ser considerados antes de optar por uma cirurgia. Sugiro conversar com o seu médico cirurgião de cabeça e pescoço e definir com ele a melhor estratégia para o seu caso. Boa sorte

  • Hanna disse:

    Ola dr. Meu filho tem um bocio de 156cm3
    E um nodulo na tireoide que na paff deu suspeita de malignidade.
    A cirurgia é urgente?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Ola Hanna. Sugiro ele passar com um colega cirurgião assim que possível. Não é urgente não, mas precisa sim de algum tipo de tratamento, e no caso dele; uma cirurgia deve ser necessária. Importante passar em consulta com algum cirurgião de cabeça e pescoço para que ele possa te orientar adequadamente. Boa sorte

  • leticia borges disse:

    Bom dia, No meu exame apreceu dois nodulos da tireoide cada um com 4 cm, tem perigo de ser maligno? ou o tamanho nao interfere?

    • Dr. Murilo Neves disse:

      Letícia, bom dia. Apenas o tamanho é pouco informativo sobre a possibilidade de malignidade. Existem outras características mais importantes a serem consideradas; velocidade de crescimento, aspectos ao ultrassom. Enfim, difícil falar apenas assim. Mas é necessário sim a realização de biopsias e provavelmente, por conta do tamanho, cirurgia para retirada da glândula.

  • leticia borges disse:

    Ola, tenho dois nodulos na tireoide de 4 cm cada um, pelo tamanho poder maligno?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *