Instagram Medprimus Facebook Medprimus YouTube Medprimus Telefone: (11) 3262.5564

Autismo: o que é, sinais e sintomas

autismo

O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros mais de 70 milhões de pessoas no mundo. Em crianças o autismo é mais comum que o câncer e diabetes.

Como não falar de autismo hoje? E todos em os dias?

Apesar da impressão de um boom no diagnóstico do autismo as estatísticas evidenciam um prevalência estável ao longo dos anos. O que mudou foi a oportunidade de diagnóstico. Existem inclusive adultos que não sabem que são autistas.

Sinais e sintomas

O transtorno  do espectro autista (TEA) são um conjunto de sintomas que podem ser tão sutis que passam como “jeito de ser” da pessoa. Podem se manifestar até o terceiro ano de vida, quando a rede neuronal responsável pela comunicação e  relacionamentos sociais não se forma de maneira adequada.
Não entender piadas, rigidez nas rotinas, dificuldade de nos relacionamentos e interesse restrito por assuntos específicos podem ser sinais que passam despercebidos.

Fique atento se:

  • a criança não responde ao ser chamada pelo nome;
  • evita crianças da mesma idade;
  • não participa de brincadeiras coletivas não compartilha interesses;
  • não atenta quando os pais mostram algo, nem mostram aos pais objetos que os agradam;
  • Se não aponta com o dedo para o objeto que quer, ao invés, conduz a pessoa até o objeto;
  • usa a mão do outro como uma ferramenta;
  • Se tem movimentos repetitivos e sem propósito  (estereotipias) que podem passar como tiques, mas fazem parte do quadro.

 Diagnóstico

O ideal é que se faça o diagnóstico até o segundo ano de vida pois, quanto mais precoce a intervenção, melhor a evolução.

Autismo não tem cura mas a reabilitação adequada permitirá que a criança consiga ter uma vida adulta independe com relacionamentos saudáveis.

Para o diagnóstico sao aplicados questionários e solicitados exames para excluir doenças que se parecem com autismo mas não são.

A prematuridade é um fator de risco assim como uso de drogas durante a gestação, falta de oxigênio no parto e infecções perinatais. Existem genes relacionados ao autismo mas em alguns casos a soma da genética e dos fatores ambientais levam ao desenvolvimento do quadro.

O TEA pode trazer dificuldades na vida das crianças e das famílias. No entanto, com tratamento e acompanhamento adequados, podemos ajudá-los a desenvolver independência, melhorar a comunicação e sociabilização

Dia Mundial da Conscientização do Autismo!!

Dia 2 de abril é o dia mundial da concientizacao do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Símbolo do autismo

A fita feita de pecas de quebra cabeça, representa o mistério e a complexidade dessa patologia. Cada peca simboliza a família, comunidade e profissionais em todos os processos de intervenção. Junto com a cor azul, representam o autismo!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *