Tosse é um reflexo natural do sistema respiratório e decorre de qualquer processo irritativo.
Sua função é remover agentes irritantes e limpar via respiratória. Atua na defesa do organismo. Além disso, serve de alerta para uma eventual infecção ou alergia.
Causas de tosse
Temos várias causas possíveis, entre elas:
- Infecção viral: gripes, resfriados, faringites, laringites
- Alergia: alergênico como poeira domiciliar, ácaros, fungos , pelos de animais etc.
- Inalação de irritantes: poluição, produtos químicos ou de limpeza, perfumes etc
- Ar condicionado ou temperatura fria e seca: o ar frio e seco è irritante para a via respiratória.
- Infecções pulmonares: podem ser agudas como pneumonia ou crônica como tuberculose
- Tabagismo.( leia mais)
- Sinusite: a tosse óssea ocorre por presença de secreção em seios paranasais que “escorre” pela parte posterior do nariz em direção a garganta.
- Refluxo faringo laringeo ou refluxo gastroesofágico
- Aspiração de corpo estranho: mais frequente em crianças que, por hábito levam objetos a boca. Pode ocorrer aspiração desse objeto.
- Bronquite crônica, asma ou enfisema pulmonar
- Tumores
Tipos de tosse
A tosse pode ser seca ou produtiva. A diferença entre elas é a presença de muco. No tipo produtivo há presença de secreção, que pode ser de pequena a grande quantidade, de clara a mais escura e até com laivos de sangue.
A cor da secreção é um indicativo da causa. Secreção clara ou transparente está associada a alergias ou gripes e resfriados ( leia mais sobre gripes e rinite alérgica). Já a secreção amarelada ou esverdeada sugere infecção. A presença de secreção sanguinolenta está associada a pneumonia, bronquite ou situações mais graves como tuberculose e câncer.
A tosse seca não tem secreção e muitas vezes está associada àquela ” coceira” na garganta. E quanto mais irritação mais tossimos… e quanto mais tossimos mais irritação..!!
A tosse também é dividida pela sua duração. Uma tosse aguda, habitualmente, é de curta duração. Muitas vezes apresenta outros sintomas como obstrução nasal, dor de garganta, rouquidão e etc.
Já a crônica perdura por mais de 8 semanas e tem causas diversas.
E o que fazer?
Se a tosse persiste um médico deverá ser consultado. O diagnóstico da causa é fundamental para guiar o tratamento correto.
Como citado acima as causas são diversas e podem ocorrer simultaneamente em uma mesma pessoa. O diagnóstico diferencial é realizado através de exame e história clínica, exames laboratoriais e de imagem.
Algumas recomendações que podem ajudar…
- Hidratação: beber água ajuda na fluidificacao de secreções e hidratação de toda a via área.
- Lavagem nasal com soro fisiológico: rinites e sinusites são causas muito frequente de tosse. Manter uma boa respiração nasal sem acúmulo de secreções ajuda a controlar o sintoma.
- Evite comer muito antes de deitar.
- Evite café, chá preto ou mate, chocolate e alimentos condimentados: eles podem piorar sintomas de refluxo.
- Umidificador ou vaporizador nos dias mais secos ajudam a aumentar a umidade do ar.
- Mantenha o ambiente ventilado.
Algumas dicas caseiras…
O mel tem ação comprovada em reduzir a tosse. Atua ao diminuir a inflamação a garganta,e , consequentemente a tosse.
O própolis tem propriedades antimicrobianas e, no caso de uma infecção ajuda também. Gengibre e alcaçuz tem propriedades semelhantes.
Os Chas quentes ajudam pela temperatura: o calor do chá costuma trazer alívio da tosse. Porém convém evitar os chas com muita cafeína ( preto e mate).
Em nenhuma hipótese tome medicamentos ou xaropes sem consultar um médico. Cada medicamento age de uma forma e é especifico para cada tipo de tosse.
Deixe uma resposta